Cerca de 50 de escolas públicas de São Paulo sobem neste domingo, 21, a partir das 15h, no Teatro Ruth Escobar. Eles vão encenar a única apresentação do espetáculo musical “Notícias do Brasil”. Trata-se do resultado de jovens que, durante quase um ano, receberam aulas de canto e dança. Durante toda a apresentação, os garotos e garotas contarão, através de músicas típicas, a história da formação do povo brasileiro.

Marcelo KanhJovens ensaiam para o grande dia

Créditos: Jovens ensaiam para o grande dia

Jovens ensaiam para o grande dia

A idéia do espetáculo é mostrar como foi a chegada da família real no Brasil – mas, sobretudo, abordar questões escritas pelo antropólogo Darcy Ribeiro, através de sua obra “O Povo Brasileiro”.

“Esses jovens estão contando sua própria história. É um trabalho legítimo por isso. Vêm de diferentes miscigenações, como todo o brasileiro, e se apropriaram dessa consciência a partir deste trabalho. Cantam, dançam e interpretam a sua origem, se reconhecem e se alegram nela, se descobriram maiores nela. Em pouco mais de um ano de oficinas, muitos talentos individuais despontaram, o trabalho em grupo também está fantástico. Tínhamos garotos que nem sabiam pegar em um violão, agora temos uma Orquestra de Violões composta por 12 jovens  aprendizes. Eles tocarão ao vivo a trilha do espetáculo junto com uma banda de profissionais", explica o maestro Felipe Pipo Grytz.

Notícias do Brasil