Tradicional palco da festa mais popular do país, a Praça da Apoteose recebe nos dias 25 e 26 agosto um dos maiores eventos de esportes radicais do mundo, durante a 4ª edição da Megarampa. Pela primeira vez, no Rio de Janeiro. Mais informações sobre horários, ingressos e outras dúvidas você confere na página oficial do evento, via facebook ou twitter.

Com impressionantes manobras de tirar o fôlego, entre aéreos e suas variações - como “Back side air”, “Back Flip“,”Heel Flip” - a competição surgiu nos Estados Unidos, baseada na união de outros estilos, do Vertical, Street, Down Hill, Freestyle, Longboard ao Off-Road.

Na pista

A disputa, dividida em duas etapas - eliminatórias (sábado) e final (domingo) – contará com alguns dos mais importantes atletas do skate mundial e ícones do BMX, que também integra a programação do evento. Entre os nomes já confirmados, destaque para as participações de Bob Burnquist, campeão nas três edições da competição, além dos  brasileiros Lincoln Ueda, Edgard Pereira, Rony Gomes e Ítalo Penarrubia. Enquanto Estados Unidos, Canadá e Austrália serão representados pelos atletas Mitchie Brusco, Tom Shaar, Pierre-Luc Gagnon, Jake Brown, Andy Macdonald e Elliot Sloan.

No BMX, Kevin Robinson, Chad Kagy, Morgan Wade, Anthony Napoliton, Steve McCann, Vince Byron e Zach Warden são alguns dos nomes já confirmados para a disputa.

Com mais de 100 metros de comprimento e 30 metros de altura, equivalente à altura de um prédio de nove andares, a Megarampa envolve o esforço de cerca de 70 profissionais, consumindo mais de 180 toneladas de material, entre estruturas metálicas e madeira. Serão dez dias de montagem. Em três anos de realização, o evento já reuniu cerca de 50 mil espectadores.

Confira alguns momentos de sábado durante a Mega Rampa 2011 realizado no Sambódromo do Anhembi em São Paulo: