Com aproximadamente 11 milhões de habitantes, São Paulo é considerada uma das mais importantes cidades do mundo, ao reunir diversificado pólo cultural, artístico e gastronômico. Também chamada de “Selva de Pedra”, a quatrocentenária cidade é conhecida pelo seu caótico e diário congestionamento, precarização do sistema de transporte e, sobretudo, pela conturbada mobilidade de seus moradores.

Mas apesar do aparente cenário apocalíptico, São Paulo também pode ser uma boa opção aos que buscam tranquilidade, contato com a natureza e espaço para esportes e lazer. Com mais de 100 parques públicos, a capital paulista reserva ótimas opções pelos quatro cantos da cidade, como o Ibirapuera, Villa-Lobos, Aclimação, Parque do Carmo e da Cantareira.

Voltadas à realização de atividades físicas, recreação ou para um descompromissado passeio em família, as opções revelam-se verdadeiros refúgios para os paulistanos que buscam qualidade de vida e bem-estar coletivo. Aqui separamos algumas das melhores atrações oferecidas diariamente, com entrada Catraca Livre.

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Tradições orientais como yoga, tai chi chuan e falun dafa integram a programação de atividaedes fixas do parque

Confira a lista completa

 

Programa Saúde no Parque

Prática aberta e gratuita de ginástica chinesa: Lian Gong e Tai Chi Qi Gong
Segundas a Sábados, das 10h30 às 11h30.

Prática de Cultivo Falun Dafa

Pratica de cultivo da saúde mental e física, composta de cinco exercícios incluindo meditação.

Aos sábados, 08h às 11h e domingos,  das 9h às 12h.

Yoga no Parque

Aula aberta de Hatha Yoga para a comunidade: Postura revitalizante, Pranayamas (Exercícios de respiração), Relaxamento e Meditação.

Domingos, 08h às 09h45.

Tai Chi Chuan

Prática milenar de origem chinesa para a integração do Céu, da Terra e do Ser Humano, que propicia saúde e paz.

Segundas, 10h30 às 12h30.

Danças Circulares

As danças circulares fazem parte de um movimento mundial de resgate de danças tradicionais e contemporâneas dos povos, buscando a convivência cooperativa, o respeito por si mesmo, pelo outro e pelo planeta.

Quartas, 09h as 11h.

Método DeRose

O Método DeRose é uma proposta de qualidade de vida, boas maneiras, boas relações humanas, boa cultura, boa alimentação e boa forma. Algumas das ferramentas utilizadas são: a reeducação respiratória, a administração do stress, as técnicas orgânicas que melhoram o tônus muscular e a flexibilidade, procedimentos para o aprimoramento da descontração emocional e concentração mental. Tudo isso, em última instância, visando à expansão da consciência e ao autoconhecimento.

Domingos 9h às 10h.

 

Ciranda no Parque

Despertando a consciência corporal e melhorando a qualidade de vida através das danças circulares e consciência corporal.

Terceiro domingo de cada mês, das 15h às 16h30.

Aulas de Lian Gong

Sextas e sábados, das 9h15 às 10h15.

Rádio Taisö

Popularmente praticada no Japão, a modalidade se dá através de exercícios de aquecimento com rádio.

Segunda a sexta, das 6h às 7h.

Ginástica Dançante

Terças, quintas e sábados, 7h30 às 9h

Hatha Yoga

Variação da yoga tradicional, com base no fortalecimento físico das técnicas empregadas.

Domingos, das 10h às 11h.

Projeto “Bola Dentro”
Atende a 128 jovens de escolas públicas, de 7 a 14 anos, para a formação de gandulas, juízes de linha e de cadeira, rebatedores de bolas, professores de tênis e tenistas profissionais. Segunda a sexta-feira, das 7 às 11h e das 13 às 17h.

Exercícios Terapêuticos Chineses
Com Maria Lucia Lee, introdutora do método criado e desenvolvido em Shangai, em 1974, pelo médico ortopedista Dr.Zhuang Yuen Ming.

Terças, quartas e sextas-feiras às 7h e sábado às 8h.

Treinamento de cães
Adestramento, "agility" e "handler".

Todos os sábados, das 15h00 às 17h00, em frente ao Orquidário Ruth Cardoso.

Sahaja Yoga
Prática de meditação.

Sábados, às 8h30, no Espaço Vida.

Trekking de Regularidade

As aulas, gratuitas, se destinam a popularizar o esporte que é democrático e de inclusão, uma espécie de jogo de estratégia em equipe. A prática consiste em caminhar por um percurso pré-traçado, seguindo uma planilha elaborada pela organização da prova, em velocidade média, que, além de desestimular a corrida, requer disciplina e empenho. Vence o time que mais se aproximar do percurso ideal, ou seja, realizado no tempo e ritmo pré-definidos pela organização.

Para participar bastam: tênis e traje confortável para caminhada, protetor solar, água para hidratar, bússola, calculadora simples e planilha de navegação fornecida pelos organizadores do curso. As aulas serão sempre ministradas às 14h30 em frente à lanchonete.

Próximo encontro: 30 de junho (http://www.ironadventure.com.br/trekkingsp)

 

Kundalini Yoga no Parque
Nos próximos dias 2 de junho, 1º de setembro e 8 de dezembro

Horário: 09h às 10h

Danças Circulares
Março a Dezembro de 2012

Primeiro domingo do mês, das 10h30 às 12h

 

 Dao Yin/I Qi Gong/Lien Chi

Segundas, das 7h30 às 8h30.

Danças Circulares Sagradas

Segunda, das 9h às 10

Terça, das 14h às 15h

Quarta, das 9h às 10h30

Práticas meditativas

segunda-feira, das 10h às 10h30 e das 16h às 16h30

Yoga

Segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h30 às 16h

Iniciação ao Tai Chi Chuan e Tai Chi Pai Lin

Terças das 7h30 às 9h e quartas-feiras 7h30 às 8h30,

Caminhada Monitorada

Terças e quintas-feiras, das 7h30 às 8h30

Alongamento e Relaxamento  

Sexta, das 8h às 9h30

 

Repórter de Urbanidade e editor da seção Emprego no site

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