Adhemar Ferreira da Silva, Claudio Kano, Aída dos Santos, Maria Lenk fazem parte da Seleção brasileira feminina de voleibol de 1996. Nomes e equipes que fizeram a história do esporte nacional serão agora imortalizados em documentário, por meio do projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro.

Os filmes, que terão aproximadamente 25 minutos, além de contribuir para o desenvolvimento de um acervo audiovisual sobre o esporte, terão como objetivo difundir e estimular a prática esportiva. A partir de agora, as equipes envolvidas na produção dos nove documentários finalistas participarão de oficinas de captação de áudio, imagem, roteiro, edição e seleção de conteúdo.

Entre os atletas homenageados pelos documentários também estão o velejador Reinaldo Conrad, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Montreal (1976); Servílio de Oliveira, único medalhista brasileiro do boxe, nos Jogos do México (1968); José Teles da Conceição, bronze no salto em altura nas Olimpíadas de Helsinque (1952); e a seleção brasileira de tiro que disputou os Jogos da Antuérpia, em 1920, ganhando a primeira medalha de ouro olímpica brasileira.

Além dos documentários, será produzido um longa-metragem de 52 minutos, que abrirá a mostra realizada ao final do projeto. O filme será dirigido pelo cineasta Ugo Giorgetti, convidado especial do projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro.

Mais informações podem ser obtidas no site www.memoriadoesporte.org.br