Pronto para ajudar? Está com tempo disponível em certas temporadas nos próximos dois anos? Quer trabalhar na Copa das Confederações de 2013 e na Copa do Mundo FIFA de 2014? Se todas as resposta forem "sim", já pode começar a se aquecer.

A FIFA abriu as inscrições para quem pretende se voluntariar nesses dois grandes eventos que agitarão o país nos próximos dois anos. O cadastro é único e válido para ambas as competições. Apenas maiores de 18 anos de idade podem se inscrever.

Após a inscrição, os participantes seguirão para um treinamento online, que será unificado para todas as regiões brasileiras. Em seguida, eles passarão por entrevistas e treinamentos gerais. Uma das últimas etapas é o teste presencial nos locais que receberão as partidas.

O objetivo do programa é capacitar voluntários para todas as áreas de interesse. Elas serão decididas pela própria organização do evento, de acordo com a oferta de vagas disponíveis em cada local.

Divididas em duas áreas específicas, a FIFA direcionará para o grupo “especialistas”, colaboradores que trabalharão com Imprensa, Departamento Médico, Serviços de Idiomas, entre outros. Já os “generalistas” atuarão nos demais setores, além do atendimento direto ao público.

Os candidatos selecionados pela FIFA não serão remunerados. Todavia, receberão ajuda no transporte e na refeição, além do uniforme de trabalho. São 20 dias corridos durante os eventos, com turnos de 10 horas por dia.

Para a Copa das Confederações, no ano que vem, a estimativa é de 7 mil voluntários. Para a Copa do Mundo, em 2014, o número sobe para 15 mil.

Outras informações e link de inscrição, aqui.