Tradição portuense: tripas à moda do Porto

Por: Catraca Livre
Tripas à Moda do Porto. Um tradicional prato da cidade.
Tripas à Moda do Porto. Um tradicional prato da cidade.

Diz-nos a história que nas margens do rio Douro, no Porto, em 1415, construíam-se os barcos e as naus que levariam os portugueses à conquista de Ceuta. O Infante D. Henrique, ao averiguar os trabalhos da construção, estava um pouco preocupado, pois os marinheiros necessitavam de mantimentos para que pudessem executar com empenho as suas funções.

Desta forma, pediu aos habitantes da cidade do Porto para que trouxessem todo o gênero de alimentos. Em conjunto, entregaram aos marinheiros todas as carnes da cidade, ficando os habitantes sacrificados com as sobras para cozinhar, as tripas.

Os portuenses, para inventar uma forma de cozinhar as tripas, criaram o prato “Tripas à Moda do Porto” que acabaria por dar a alcunha de tripeiros aos cidadãos do Porto. E, portanto, o Porto Tasty foi às ruas da cidade para ouvir das pessoas o que elas conhecem e opinam sobre esse prato tradicional no Norte de Portugal.

A receita que perdura até hoje é confeccionada com vários tipos de carnes, tripas, enchidos e feijão branco. Ficou curioso e quer experimentar? Abaixo você pode encontrar a receita, ou viajar ao Porto para viver a melhor experiência.

Ingredientes
1 kg de tripas de vitela
1 mão de vitela
150 grs de chouriço de carne
150 grs de orelheira
150 grs de toucinho entremeado ou presunto
150 grs de salpicão
150 grs de carne da cabeça de porco
1 frango ou meia galinha
1 kg de feijão manteiga
2 cenouras
2 cebolas grandes
1 colher de sopa de banha
1 ramo de salsa
1 folha de louro
sal e pimenta

Modo de preparo

Lave as tripas muito bem e tempere com sal e limão. Cozinhe em água com sal. Limpe a mão de vitela e cozinhe. Em outro recipiente cozinhe as restantes carnes e o frango, que devem ser retiradas à medida que vão estando cozidos. Cozinhe o feijão com as cenouras em rodelas e uma cebola aos gomos. Pique uma cebola e junte uma colher de banha. Junte todas as carnes cortadas em pedaços (incluindo as tripas, frango, enchidos, etc.). Deixe cozinhar um pouco e coloque o feijão. Tempere com sal, pimenta preta moída, o louro e a salsa e deixe cozinhar bem. Retire a salsa e sirva em panela de porcelana ou de barro, polvilhado, segundo o gosto, com cominhos ou salsa picada e acompanhado com arroz branco.

Receita: Cozinha Tradicional Portuguesa, Editorial Verbo