A Caixa Cultural promove, hoje, 9, e também nos dias 10, 11, 16, 17 e 18 de janeiro, às 19h, o espetáculo teatral “O Casal ou Por que você não disse que me amava?”, com os atores Walter Breda, que comemora 50 anos de carreira, e Renata Zhaneta. A entrada é Catraca Livre!
Edson Kumasaka

Créditos:

Os atores em cena

Com texto de Vera Karam (1959-2003) e direção de Roney Facchini, a peça aborda a maneira como a relação de um casal vai se desfigurando no tempo e agindo, às vezes, como um disfarce para uma desordem maior. Quando essa sensação de desordem fragmenta e entrelaça a vida do casal na sua história, trazendo a tona, uma avalanche de sentimentos e revisitações. Retrata o momento em que um casal se vê frente a frente com a enorme dificuldade de enfrentar algo novo que possa alterá-lo para sempre.

A encenação está centrada no trabalho de interpretação dos atores, revelando todas as nuances de sensibilidade e diversão, contidas neste jogo assumido entre os personagens, em texto de Vera Karam que reflete sobre problemas muito próximos, às vezes “desconfortáveis”, de uma maneira humana, leve, poética e repleta de humor.

O artista plástico Guto Lacaz e a iluminadora Lúcia Chedieck completam a ficha técnica e criativa deste projeto.

Sinopse

Vera Karam - Autora
Roney Facchini - Diretor

A peça exibe a forma complexa de convivência de um casal dentro de um apartamento: Fernando José e Gabriela vivem juntos há mais de dez anos e deixaram de se relacionar com as pessoas e o mundo fora de sua casa.

Através do porteiro do prédio em que moram, se deparam com um convite para jantar com um casal de vizinhos que não conhecem. Enquanto se preparam para o encontro, discutem sobre suas vidas e a do casal sobre o qual nada sabem, enfrentando a decisão de sair ou não do apartamento.

Num clima de leve “non sense”, a ação se desenvolve num diálogo que flui com humor feroz em situações ao mesmo tempo divertidas e dramáticas.

O Casal ou Por que você não disse que me amava?