Como saber se empresas espionam seus e-mails

Extensão Ugly Mail no Chrome pode impedir que empresas “espiem” seus dados

É comum o recebimento na caixa de entrada de mensagens publicitárias e boletins que não foram solicitados. Muitos desses e-mails são trabalho de “espionagem” de empresas. Yesware, Bananatag e Streak são algumas das que atuam no fortalecimentos da relação de produtos com clientes e expansão de bases.

Para a realização desse trabalho, elas enviam e-mails com uma imagem transparente para o usuário. Quando a mensagem é aberta, a etiqueta envia ao servidor uma série de dados, incluindo quando o e-mail foi aberta, por qual dispositivo, a que hora e local.

Segundo reportagem da BBC Brasil, os dados indicam a taxa de abertura das mensagens, informações para que o e-mail se adapte ao dispositivo, e sobre os melhores horários para que as mensagens sejam enviadas.

O engenheiro americano Sonny Tulyaganov criou uma extensão no navegador Chrome que permite  barrar este tipo de ação, ou melhor, saber quais e-mails recebidos são de “espionagem” de empresas. Chamado Ugly Mail (Email feio), a ferramenta identifica os e-mails que incluem as imagens transparentes de rastreio.

Por enquanto, a ferramenta funciona apenas para e-mails do Gmail.

Leia a reportagem na íntegra no site da BBC.