Confira sete aplicativos para deixar sua rotina em sintonia com o planeta

Aplicativos dão dicas sobre como ter uma postura sustentável no dia-a-dia
Créditos: lev dolgachov
Aplicativos dão dicas sobre como ter uma postura sustentável no dia-a-dia

Todos os dias são lançados centenas de aplicativos dos mais diversos tipos para todas as plataformas de celulares, certo? Apesar de alguns desses aplicativos serem aparentemente banais e mais voltados para brincadeiras e passatempos, alguns desenvolvedores mais conscientes e socialmente engajados vão na contramão desse fluxo e criam apps sustentáveis como forma de dar sua parcela de contribuição para diminuir os impactos ambientais e preservar nosso planeta.

No post de hoje, vamos listar os melhores aplicativos ‘verdes’ que te ajudarão a economizar e deixar sua rotina em sintonia com o planeta.

Confira:

Sai desse banho

Desenvolvido pela equipe da SWU, este aplicativo conta com diversos cronômetros para regular o tempo gasto durante o banho e desafia os usuários a reduzir sua duração. Caso isso não ocorra, um estridente alarme toca e o demorado banhista é praticamente obrigado a desligar o chuveiro para encerrar a barulheira. O app também mostra quantos litros de água são economizados em cada banho e mantém todo um histórico de gastos por determinado período.

Akatu Fake Shower

Você é daqueles que liga o chuveiro ou a torneira do banheiro para disfarçar alguma atitude? Comeste aplicativo sustentável desenvolvido pelo Instituto Akatu, você não precisará mais desperdiçar litros de água. O app simula o barulho da água caindo de maneira quase natural, ajudando na preservação do planeta enquanto você dá uma de espertinho.

Good Guide

Com mais de 70 mil itens cadastrados em seu banco de dados, o Good Guide lê o código de barras de diversos produtos e mostra ao usuário a classificação dessas mercadorias quanto a sua prodecência industrial e impactos ao meio ambiente, à saúde ou à sociedade, além de informar a tabela nutricional e certificados ambientais obtidos desses produtos. Devido a sua origem americana, são poucos os rótulos brasileiros cadastrados nesse aplicativo sustentável.

Pollution

Por meio deste aplicativo desenvolvido em inglês, é possível checar a poluição do ar, da água, do solo e qual o seu nível de exposição neles, além da interferência das ondas de rádio em milhares de lugares pelo mundo afora. São mais de 1.700 cidades cadastradas, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Porto Alegre.

[tab; Bike Sampa]

Este aplicativo consiste em um programa de aluguel de bicicletas para que os munícipes se livrem do trânsito caótico das grandes cidades, reduzam a emissão de poluentes lançados na atmosfera e, ainda por cima, façam exercícios físicos. Basta se cadastrar no app e ir a uma estação retirar sua bike, que pode ser utilizada gratuitamente por cerca de 45 minutos. Essa iniciativa firmada entre a Prefeitura de São Paulo e empresas privadas, como o Itaú, é bem legal. Outras cidades também já adotaram essa ideia, como Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife, Santos e Sorocaba.

[tab; Cidade Verde]

Desenvolvido especialmente para a criançada, o Cidade Verde torna o jogador prefeito de uma cidade que deve ser construída de forma sustentável, respeitando o meio ambiente. Para isso, o usuário deve se preocupar com aspectos como trânsito, poluição, reciclagem e coleta seletiva de lixo, fazendo com que nossos pequenos cidadãos aprendam e se conscientizem desde cedo como devem ser também na vida real.

Spike Boy

Esse app simples e educativo também é destinado ao público infantil. Nele, o personagem Spike Boy luta contra o vilão Imundus e precisa separar o lixo de forma seletiva — metal, plástico, vidro, papel e orgânico — para salvar o mundo.

Usa algum desses aplicativos e já notou algum benefício? Tem alguma outra dica de app para economizar? Comente esse post e deixe sugestões de como podemos melhorar nossa conduta com o meio ambiente!