Ferramenta ‘democrática’ conecta arquitetos a possíveis clientes

Boa parte dos arquitetos, urbanistas, paisagistas ou designers de interiores, tem dificuldade de divulgar o seu portfólio para encontrar possíveis clientes. Enquanto isso, boa parte das pessoas que precisam do trabalho desses profissionais também sofre para encontrá-los.

Conectar de forma simples e clara ambas as partes é o objetivo de uma plataforma chamada Arquiby. O designer gráfico Fred Celestino, um dos criadores da ferramenta, explica que “a intenção é desmistificar o senso comum de que procurar e contratar um profissional de arquitetura é um luxo, é complicado ou dispensável”.

No site, qualquer profissional pode cadastrar um perfil com seu histórico profissional e seus trabalhos, separados por áreas de atuação. A ideia é que tanto estudantes quanto escritórios premiados dividam um espaço democrático de exposição. “Com isso, projetos ganham um jeito prático e gratuito de serem apresentados a clientes e fornecedores”, diz Celestino.

Ainda segundos seus criadores, a grande vantagem da plataforma é a ausência da curadoria que costuma haver em outros sites do gênero. “Não cabe a nós julgar se um trabalho é bom ou ruim, se o traço do profissional é confiante ou se ele já tem um nome no mercado”, conta o designer.

Criado em março, o Arquiby conta atualmente com cerca de 800 usuários.