Materiais recicláveis viram casa e até biblioteca

Com R$ 15 mil e apenas quatro sacos de cimento, um grupo de estudantes brasileiros desenvolveu uma casa ecológica de garrafas PET . A construção de 24m² tem até uma varanda e é 30% mais barata do que uma casa de alvenaria tradicional.

Além de econômica e sustentável, a casa oferece bom conforto térmico

A invenção de uma equipe dez alunos da FATEC de Presidente Prudente, no interior de São Paulo, ganhou o 5º Prêmio Instituto 3M para Estudantes Universitários 2013. As garrafas substituem os tijolos: foram usadas 4 mil garrafas preenchidas com areia lavada e solo cimento (uma mistura de terra com 10% de cimento).

Viva a embalagem

Na Letônia, estudantes e professores da Universidade Técnica de Riga (RTU) construíram uma biblioteca temporária usando madeira e caixas de leite. A invenção, batizada de Story Tower, fica em Cesis, cidade próxima da capital letã.

Projeto mostra a estrutura da biblioteca

Foram necessários apenas três dias e meio para construir o local, que tem base de madeira e 2250 telhas feitas com caixinha de leite. Elas são resistentes a extremos climáticos e à ação das chuvas. A biblioteca funcionará como espaço para troca de livros e experiências entre a comunidade.

Alunos transformaram caixinhas de leite em telhas

Via Ciclovivo