8 pratos típicos que você precisa experimentar em Aracaju

Não sei para vocês, mas, para mim, experimentar comidas e bebidas típicas de cada região faz parte natural do roteiro. Foi por isso que eu comi escorpião na Tailândia (e descobri que tem gosto de frango queimado), e que também experimentei hambúrguer de camelo no Marrocos.

Então decidi fazer um post com os principais pratos típicos que consegui experimentar na cidade. Vale lembrar que os lugares que eu fui sempre foram indicados pelo pessoal que mora em Aracaju mesmo, ou seja, nada de pratos pra “inglês ver”. Então vamos lá.

1 – Caranguejo

Um dos principais pratos da capital sergipana é o caranguejo. Tem caranguejo de todos os tamanho e com os nomes mais esquisitos. O mais tradicional é também o maior. Todo final de semana eles se reúnem entre família ou amigos para comer aquela caranguejada e relaxar.

Foto: Luís Felipe de Magalhães

Caranguejo tem por toda a cidade sim, mas o lugar que eu mais gostei e que super recomendo é o do restaurante Duna Beach. Além de ter um atendimento ótimo e pratos muito bem preparados, o lugar fica à beira da praia, com uma vista privilegiada. Dá até pra relaxar na rede depois de comer.

2 – Mangaba e seus derivados

Mas que raio é mangaba? Pois é. A fruta principal de Aracaju não é o caju e sim a mangaba. Essa frutinha é usada para fazer praticamente tudo. Sorvete, doce, suco, geleia..tudo! Se você for para Aracaju vai ter que provar algo feito de mangaba.

Foto: Luís Felipe de Magalhães

A minha experiência com a fruta foi ótima. Tomei um belo de um suco acompanhados de um dos pasteizinhos mais tradicionais da cidade, o do restaurante Pastel da Jane. Além dos suco delicioso, o pastel é frito com gordura vegetal, então não tem aquele óleo pingando pra todo lado. É por essas que o lugar é um dos mais conhecidos e frequentados pelos moradores da cidade.

3 – Aratu na palha

Esse foi um dos pratos mais inesperados e um dos que eu mais gostei. O aratu é um caranguejinho típico do mangue sergipano. Ao ser cozido na palha, fica simplesmente espetacular. Eu acabei comendo quando ia para a Praia do Saco, na Escuna Gazzela, que é aquele barco que faz o transporte até a praia. Eles fazem o prato dentro do próprio barco, o que achei impressionante, já que a embarcação não é tão grande.

Foto: Luís Felipe de Magalhães

4 – Camarão de cueca

Esse prato com nome engraçado trata-se de uma deliciosa moqueca de camarão. Você vai poder encontrar no Restaurante Caçarola, que fica num terraço do Mercadão. O restaurante é um dos mais tradicionais da capital sergipana e um dos melhores conceituados também.

Foto: Luís Felipe de Magalhães

Além do camarão de cueca, você vai poder desfrutar de pratos como a Moça Virgem, a Veia Fogosa, e a sensação entre a mulherada, o Negão Gostoso. O por quê dos nomes eu vou deixar para você perguntar pessoalmente :)
fininha e crocante, uma das melhores que já provei nas minhas viagens.

Confira os outros pratos típicos no post completo aqui.