Aveiro é um destino que esperaríamos ver num livro de viagens

Aveiro é uma cidade portuguesa, capital do Concelho de Aveiro, situada na Região Centro, sub-região do Baixo Vouga, com mais de 60.000 habitantes. Aveiro capta a essência de um destino que esperaríamos ver num livro de viagens, com os seus moliceiros semelhantes as gôndolas venezianas, lagoas naturais, uma elegante arquitetura do século XIX e passagens calcetadas. É um local especial onde o antigo se conjuga com o moderno.

Aveiro no malaparadois
Créditos: User
Aveiro no malaparadois

Localizada a 250 km de Lisboa, você consegue chegar a cidade de várias formas. Saindo de Lisboa a melhor opção é de Trem (comboio) pela estação Gare Oriente. Os trens Alfa Pendulares partem em média a cada 60 minutos e a tarifa para dois passageiros, categoria Conforto (primeira classe) custam € 75,80 somente ida (consulte o site da CP). Da cidade do Porto a distância para Aveiro é de aproximadamente 75 km. As opções são trens (comboio) Alfa Pendulares da estação Porto Campanhã (intervalos a cada 30 minutos (consulte o site da CP). Os trens Alfa Pendulares são super confortáveis e dispõem de serviços de bordo que variam de lanches a almoços e jantares. A Estação Ferroviária de Aveiro é pequena se comparada a Gare Oriente de Lisboa, mas possui boa infraestrutura.

Ao visitar Aveiro… percebemos que a cidade se desenvolveu as margens de seus canais e do mar. Aveiro é atravessada por uma rede de canais por onde passeiam barcos moliceiros. Estas embarcações, esguias e coloridas, serviam para recolher algas e sargaço, e hoje em dia são usadas em passeios turísticos. Fazer a visita a pé também não implica em esforço já que a cidade é plana, e quem gosta de pedalar pode optar pelas ”bugas” (as bicicletas de utilização gratuita disponibilizadas pela Câmara Municipal de Aveiro).

Casa tipica – Praca do Marques de Pombal
Créditos: User
Casa tipica – Praca do Marques de Pombal

Aveiro possui um conjunto de edifícios em estilo “Arte Nova” que vale a pena conhecer. Grande parte está situada junto ao canal principal, mas existem alguns fora das rotas tradicionais e até noutras localidades. A localização dos edifícios está indicada no roteiro disponível no Posto de Turismo e podemos conhecer ainda melhor este estilo no Museu que lhe é dedicado na praça ao lado.

Outro local a visitar obrigatoriamente é o Museu de Aveiro instalado no Convento de Jesus, onde podemos admirar o Mausoléu da Princesa Santa Joana e a talha dourada que decora o interior da igreja. Também a vamos encontrar em profusão no interior da Capela do Senhor das Barrocas e com menos exuberância na Igreja da Misericórdia, cujo portal maneirista merece destaque. Já aqueles que apreciam arquitetura contemporânea portuguesa não devem perder os edifícios da Universidade.

Antiga Estação Ferroviaria de Aveiro
Créditos: User
Antiga Estação Ferroviaria de Aveiro

O que visitar e fazer?

As Salinas de Aveiro – Aveiro é uma região com enorme tradição na pesca. Bem pertinho do centro da cidade o visitante poderá visitar o Eco Museu da Troncalhada. 5 minutos à pé pela Rua Clube dos Galitos.

Farol de Aveiro – Estando na Costa Nova não deixe de visitar o Farol da Barra, na praia de mesmo nome (chega-se tomando o mesmo ônibus). Este é o maior farol de Portugal e o segundo maior da península ibérica. Ao lado está a Ria de Aveiro.

Passeio de Moliceiros – Existem diversos trajetos e diversas empresas de passeios de barcos moliceiros para se escolher. Esta é a melhor opção para se conhecer a Ria de Aveiro. O passeio de moliceiro é que obrigatório na visita a Aveiro.

Visita à Ílhavo – A vila de Ílhavo é um belo passeio, onde o visitante poderá visitar o Museu Marítimo, o Aquário de Bacalhaus (único em Portugal), ir até a Fábrica Vista Alegre e seu museu onde se fazem verdadeiras obras primas com porcelanas e louças (marca típica de Aveiro).

Praia da Costa Nova – Conhecida como “praia das casinhas listradas” é um passeio imperdível. Um passeio pela marginal junto à ria é altamente recomendado assim como provar uma “tripa” ou bolacha americana feita na hora em uma das muitas barraquinhas que se encontram ao longo da avenida. Para se chegar lá, o visitante pode optar por taxi ou ônibus que saem a cada 1h (consulte nas “paragens”) e a viagem dura em torno de 40min.

Praia de Costa Nova
Créditos: User
Praia de Costa Nova

Aveiro é uma bela cidade, com cultura maravilhosa, parques lindíssimos, uma Ria fantástica, gastronomia excelente, nightlife agitada o que a torna uma ótima opção de viagem. Mas diferentemente de grandes centros cosmopolitas como Lisboa, Aveiro pode ser visitada em 4 dias (o que é praticamente inviável em Lisboa). Para os que gostam de “badalação”, mas não dispensa uma boa estada, recomendamos uma semana em Aveiro no verão, onde as praias estarão cheias, os bares todos abertos e a nightlife “fervendo”. Para os que procuram uma cidade mais tranquila, Aveiro é uma ótima opção no inverno, onde 4 dias são mais do que suficiente para aproveitar a cidade.

Confira a matéria completa e saiba mais sobre Aveiro e outras 60 cidades no website do malaparadois ou através das redes sociais: FacebookFanpage Revistas malaparadoisGrupo.