Casal passa 9 meses em mochilão social pela América Latina

Veja como eles fizeram para viajar durante tanto tempo.

Por: Catraca Livre

Antes era só uma ideia –bem ousada– , mas este mês se encerra a viagem do casal fundador do Projeto Bem Trilhado, que nos últimos nove meses percorreu seis países fazendo atividades solidárias.

Ambos publicitários, Luma Pinto, 26 anos, e Eduardo Melo, 27, decidiram dedicar suas habilidades profissionais a ajudar ONGs em diversas localidades do continente americano. Para realizar o projeto, eles fizeram um pouco de tudo: venderam doces, fizeram trabalhos freelance em comunicação e até uma vaquinha on-line.

Agora que vão terminando esta primeira edição, prometem compartilhar informações através do que chamam de Mapa do Bem – um documento com o potencial de unir novos voluntários às causas sociais destas instituições. E completamente grátis.

Mas enquanto o Mapa do Bem não fica pronto, aqui vai um resumo dos trabalhos realizados em cada local:

Estados Unidos

A Instituição Viva Brasil atua mantendo as festividades e a cultura do nosso país para os expatriados e principalmente para os filhos dos mesmos, para que conheçam suas raízes. O casal colaborou fazendo parte da Festa Junina na mesa de argolas e confeccionou um novo folder promocional da instituição.

Além disso, doaram parte das roupas que levavam em um mecanismo chamado “Donation Box” e divulgaram a iniciativa para que mais pessoas tomem conhecimento.

Panamá

Em terras caribenhas, os trilheiros participaram da Coleta Anual de Recursos Techo – uma instituição que constrói casas em comunidades carentes ou em situação de risco.

E colaboraram diretamente com a Fundación Pro Niños de Darien, com registros fotográficos com imagens em alta resolução e criação do modelo do calendário do ano seguinte.

Colômbia

Durante 03 meses integraram a equipe responsável pela montagem, ensaio e execução do Coro de Natal com crianças de um bairro humilde da cidade. No total, foram 4 apresentações e em 2016 as crianças que participaram do grupo vão seguir estudando música pela Corporación Por un Sueño.

Além disso, realizaram muitas outras ações independetes, como a Árvore do Conhecimento, iniciativa que incentiva a leitura através da doação e repasse de livros.

Equador

A instituição escolhida foi a CENIT, que desenvolve um trabalho de educação, reforço escolar, alimentação para crianças a oficinas de capacitação em corte, costura e confeccção de bolsas e postais para mães e pais. Apoiaram com registros fotográficos, algumas atividades da instituição e, principalmente, com publicidade.

Além de repetir a ação da árvore do conhecimento, com um objetivo de divulgar a atuação da Ong no bairro.

Peru

Um interessante desafio ambiental surgiu no caminho e a solução encontrada para introduzir o tema sustentabilidade e recursos renováveis para crianças em situação de risco foi criando jogos ambientais. A ideia foi tratar o tema de uma maneira mais leve e proporcionar o aprendizado através da dinâmica dos jogos.

Na Argentina pretendem realizar o último voluntariado da 1ª edição do projeto. A intenção é levar a ação da Árvore do Conhecimento para Buenos Aires. Depois disso, chegam ao Brasil ainda no final de fevereiro, onde já têm muitas ações sociais programadas.

Para conhecer mais detalhes, roteiros e ações do casal, acompanhe a fanpage do BemTrilhado ou o site bemtrilhado.com