Curtindo a serra, o clima e as águas terapêuticas de São Lourenço

Olá companheiros Viveajantes… hoje quero convidá-los a passar um final de semana muito legal conhecendo uma bela cidade do sul de Minas Gerais… um passeio que, com certeza, irá agradar turistas dos 8 aos 80 anos… então vamos lá curtir a serra, o clima e as águas terapêuticas de São Lourenço… vem comigo!!!

Saindo de São Paulo percorri cerca de 330 km em aproximadamente 4 horas e meia de viagem…  optei pelo roteiro via BR-381 (rodovia Fernão Dias) a qual considero segura, com asfalto em bom estado e apenas 3 pedágios, a um custo de R$ 7,20, até nosso destino.

A primeira impressão para quem chega em São Lourenço é de uma cidade muito organizada, economicamente estável e com muitos atrativos para o turista… uma bela paisagem e ideal para caminhadas…

“São Lourenço é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, uma das mais conhecidas estâncias hidrominerais do Brasil. Faz parte do Circuito das Águas de Minas Gerais, na serra da Mantiqueira. Sua população é de 42.372 habitantes. O turismo e o comércio são as principais atividades econômicas do município. São Lourenço se firmou como uma das mais importantes estâncias hidrominerais do Brasil. Cidade pólo do Circuito das Águas, está apta a atender os mais exigentes clientes, com o 2° maior parque hoteleiro do estado.”

São Lourenço é uma cidade muito bem servida em termos de hospedagem… são vários hotéis instalados no Centro e próximos ao Parque das Águas, a principal atração turística da cidade.

Quando estive por lá me hospedei no Hotel Solaris, um local simples mas confortável e bem localizado… fica numa rua tranquila e bem próximo do Centro, mas falaremos com detalhes desse hotel um pouco mais adiante…

Já liste aí no seu caderninho de viagem… quando estiver em São Lourenço o primeiro local a ser visitado, assim que desfizer as malas claro, é o Parque das Águas, sem dúvida a maior atração turística da cidade.

A sua entrada/portaria já chama a atenção pela imponência… você paga uma pequena taxa para entrada, mas que vale muito a pena pela beleza do lugar e pelo consumo das águas naturais e gasosas que fluem de diversas fontes… então, quando for visita-lo não esqueça de levar algumas garrafas pet para colher essa água e bebê-la ao longo do dia, pois, segundo indicações, é muito saudável.

Passear por suas alamedas e contemplar a bela vista da lagoa com os prédios ao fundo é algo que transmite uma tranquilidade sem igual… o parque é passeio obrigatório de todas as manhãs para as pessoas que moram na cidade e uma novidade inebriante para o turista que visita São Lourenço.

“O principal ponto turístico e cartão de visita de São Lourenço é o Parque das Águas. No total são 430.000 m2 de alamedas e gramados, um lago com 90.000 m2 de água cristalina – para passeios de barco ou pedalinho – e áreas de recreação ao ar livre.”

Além de sua natureza exuberante, o que realmente faz a fama do lugar são suas fontes de águas minerais e o seu balneário ou Centro Hidroterápico de São Lourenço, cuja instalação possui toques e arquitetura neo-clássicos, e oferece banhos e massagens terapêuticas.

“O Parque das Águas concentra 9 fontes de águas minerais, entre elas a Fonte Oriente, é de lá que se origina a água pura, cristalina e naturalmente gasosa, engarrafada desde 1890 e comercializada em todo país.”

Outros pontos no Parque das Águas que valem a pena serem visitados:

– Jardim Japonês, criado em comemoração ao centenário da imigração japonesa no Brasil… ele reúne árvores como cerejeiras, aceres vermelhos, entre outras espécies, todas originárias do Japão;

– Gruta Nossa Senhora dos Remédios onde muitos fiéis vêm agradecer as graças alcançadas com o uso das “águas milagrosas”;

– Ermida Senhor Bom Jesus do Monte, que é uma antiga capela de estrada e onde foi realizada a primeira missa da cidade de São Lourenço.

Outro passeio imperdível para quando estiver em São Lourenço é o Trem das Águas… uma “viagem” de Maria Fumaça até a cidade de Soledade de Minas, o qual, infelizmente, não consegui desfrutar devido à grande procura… portanto, aqui vai uma dica, seja mais esperto do que eu e programe-se… um pouco antes de viajar reserve um ou vários lugares junto à ABPF- Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, que é a mantenedora e organizadora dos passeios, assim você não perderá uma das principais atrações de São Lourenço:

Localização: Praça Ismael de Souza, 9 – Bairro Estação – São Lourenço – MG

Website: www.tremdasaguas.com.br   Email: abpfsl@starweb.com.br  Tel.: (35) 3332-3011

Partidas: Sábados as 10h e 14:30h,  Domingos: 10h, Feriados: horários a confirmar

Sugestão de Hospedagem:

Quando estive em São Lourenço me hospedei no Hotel Solaris, um 3 estrelas de boa aparência e estilo imponente, já de uma certa idade mas confortável e que atendeu plenamente minhas necessidades.

O seu estilo conservador está presente desde sua arquitetura até a recepção, onde funcionários bem uniformizados lhe atendem de uma maneira bem cordial e prestativa.

As acomodações, assim como a fachada e a área da recepção, possuem decoração clássica e dispõem de uma boa tv, frigobar e banheiro privativo com chuveiro a gás… juntando à cama confortável, são todos itens indispensáveis a uma boa estadia, portanto, nesse quesito, o hotel atendeu plenamente minhas necessidades.

O hotel também possui uma boa garagem com dois pavimentos, área de lazer com jogos e brinquedos para as crianças, sauna e uma piscina grande com churrasqueira… boa para umas braçadas nos dias mais quentes…

Outro diferencial do hotel é o seu café da manhã que é muito saboroso e bem farto na diversidade de intens.

Além de todas essas características, o Hotel Solaris está muito bem localizado… numa rua tranquila mas próximo das principais atrações turísticas (Parque e Trem das Águas) e do Centro, onde estão os principais e movimentados bares e restaurantes da cidade.

Portanto, no “conjunto da obra”, fiquei plenamente satisfeito com minha estadia em São Lourenço e certamente pretendo voltar o mais breve possível… essa é uma cidade que deixa saudades…

Assim, companheiro Viveajante, espero que este post tenha sido útil para quem pretende visitar São Lourenço e uma boa leitura para os que acompanham nossos relatos de viagem.

Muito obrigado pela companhia e até a próxima viagem…um grande abraço a todos…

Texto e fotos by Julio Araujo.

Acompanhe outras dicas e informações em nosso canal no facebook. Curta #viveajantes. Veja nossa galeria de fotos no Flickr, inscreva-se em nosso novo canal de vídeos no Youtube. Entre em contato, mande suas críticas, sugestões, contribuições via e-mail: viveajantes@bol.com.br  . E não perca nossas postagens. Novo conteúdo todas as semanas.