São Paulo é uma cidade que, apesar dos 459 anos, está sempre em transformação. Não precisa caminhar muito para encontrar obras e, consequentemente, tapumes. Um método para amenizar a árdua paisagem de construção é espalhar arte por esses tapumes, como fizeram os artistas do Ptojeto Quixote em pleno centro da cidade.

divulgação

Créditos: divulgação

Os jovens preencheram os 97m² de tapume

A ação faz parte do projeto Urban Gallery, que convida artistas de todo o mundo para criarem obras de arte em tapumes, fazendo uma grande exposição a céu aberto. O convidado da vez é o Projeto Quixote, uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público que atua com crianças, jovens e famílias em situação de risco por meio de atendimento clínico, pedagógico e social.

O graffiti tem como tema o aniversário de São Paulo e faz referência a ícones importantes da cidade, como o Masp, o MAM, Mosteiro de São Bento e o Marco Zero, e ficará em exposição até a conclusão da obra, prevista para 2015. Quem quiser conferir a obra de 97m² pode passar na Rua do Glicério, 345.

Galerias urbanas

O projeto Urban Gallery tem como objetivo propor um novo olhar sobre as cidades e valorizar o espaço público, transformando tapumes em espaços para manifestações artísticas. São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba, Goiânia, Campinas, Belford Roxo (RJ), Niterói (RJ) e Campo Grande já contam com arte em algumas de suas construções.  Além de grafiteiros nacionais, artistas de regiões como Nova Iorque, Barcelona e Califórnia já vieram ao país para participar do projeto. Desde então, a exposição já somou mais de 5.000 m² de arte. O projeto é organizado pela Brookfield Incorporações em parceria com a Agência Ginga.

divulgação

Créditos: divulgação

O resultado final do graffiti pode ser conferir na Rua do Glicério, 345, no centro