Miniestilista de 5 anos se diverte criando vestidos de papel

O Ralph Lauren que a atriz Lupita Nyong usou no Globo de Ouro inspirou Mayhem
O Ralph Lauren que a atriz Lupita Nyong usou no Globo de Ouro inspirou Mayhem

Aos cinco anos, ela tem mais de 481 mil seguidores no Instagram graças à sua brincadeira preferida: inventar vestidos. De papel.

Mayhem, como a miniestilista americana é conhecida, tem a ajuda dos pais, que abastecem o perfil do Instagram e um site com as criações da garota.

O apelido, que significa “caos” em inglês, vem do espírito livre de Sydney, seu nome verdadeiro, explica a mãe, Angie Keiser.

À esquerda, as mãozinhas da miniestilista em ação; à direita, o resultado do trabalho
Créditos: Paula
À esquerda, as mãozinhas da miniestilista em ação; à direita, o resultado do trabalho

E ela usa esse espírito livre em suas criações, todas à base de muito papel (de construção, seda e presente, principalmente), fita adesiva e cola, além de gliter, miçangas, lenços, papel alumínio, tule e toalhas de mesa sem uso.

A única regra, explica Angie em seu site, é usar o material que está à disposição, sem que seja necessário comprar (à exceção dos papéis, das fitas adesivas e de cola, claro). Reaproveitar os papéis já usados nos vestidos também faz parte do acordo feito com a mãe.

Mayhem cria suas coleções, mas também se inspira em desfiles de moda e nos modelos que surgem nos tapetes vermelhos do Oscar, por exemplo.

A mãe, que não é estilista nem tem muita desenvoltura com costura, diz que recebe ajuda da filha na hora de construir as peças. O processo não é demorado. Leva de 10 minutos, nos mais simples, a uma hora, nos mais complexos. Mas já houve um que levou quatro horas para ficar pronto.

“Não faço tudo de uma vez”, afirma Angie, que lembra que a garota não teria tamanho poder de concentração numa única tarefa.

E quanto tempo Mayhem fica com os vestidos? Entre 5 e 10 minutos. “Nos primeiros dias, ela os usava por mais tempo e tirava e colocava novamente durante todo o dia. Mas não mais. Hoje em dia [o interesse está] mais sobre a criação do que vesti-los.”

Após o trabalho com a equipe de da marca J.Crew, Mayhem brinca já usando uma das criações que estarão à venda
Após o trabalho com a equipe de da marca J.Crew, Mayhem brinca já usando uma das criações que estarão à venda

A moda, segundo a mãe, é mais uma forma de passar o tempo com a filha, vendo-a aprender e crescer. Mas já ganha traços mais sérios. No ano passado, Mayhem criou uma coleção de peças para crianças para a marca J.Crew, que deve ser lançada em julho.

“Sua mente é descontroladamente criativa e não se contamina pela ideia de que há coisas que são impossíveis. Espero que se mantenha assim por tanto tempo quanto possível”, afirma Angie.

Em parceria com qsocial