Em um cartão postal de 1909, o francês Louis K. escreveu à sua conhecida Madame Duc, de Paris, as seguintes frases: “Envio-lhe uma vista da Avenue Du Bois de São Paulo. É aqui que gosto de passear para ensinar aos brasileiros o que é um verdadeiro automóvel Renault.” No verso do postal, a foto de uma espaçosa Avenida Paulista, onde provavelmente ainda era divertido andar de carro.

reprodução

Créditos: reprodução

A Avenida Paulista em 1909, por onde Louis passeava com seu Renault, bem antes dos carros e das decorações de natal

Quem conta a história é a página quando a cidade era mais gentil, que reúne uma coleção de imagens históricas da cidade de São Paulo em um blog e em uma comunidade no Facebook. Suas fotos, acompanhadas de textos explicativos, ensinam sobre a origem dos cacos de azulejos vermelhos que há no chão das casas mais antigas, sobre a disputa das “Mil Milhas Mirins” que ocorria em plena Avenida Rebouças e até mesmo sobre o projeto não concretizado das “Galerias de Crystal”, que seriam o primeiro shopping center da cidade.

As imagens buscam trazer o passado paulistano para o mundo atual, mostrando aos cidadãos da megalópole como São Paulo se transformou ao decorrer da história.

Acervo Marcos César da Silva

Créditos: Acervo Marcos César da Silva

O Graff Zeppelin sobrevoa o Edifício Martinelli em registro feito após a Revolução Constitucionalista

Outra página semelhante é a Sampa Histórica, que compila uma série fotos antigas. A maioria é de cartões postais, mas há também registros atuais que contam a história, por exemplo, de monumentos e edifícios em situação de desgaste ou abandono.

Fora da cidade

Quem gosta desse tipo de lembrança fotográfica não precisa ficar restrito somente à memória paulistana. Há outras páginas que fazem a ligação entre passado e presente enquanto seus visitantes transitam de um “curtir” para outro.

Acervo Instituto Moreira Salles

Créditos: Acervo Instituto Moreira Salles

D. Pedro II (sentado em primeiro plano) e a família imperial viajam à Europa e 1887

A Imagens Históricas, uma das fanpages mais conhecidas do gênero, publica fotografias de temas diversos, de acordo com as sugestões dos visitantes ou com algum fato histórico do dia em questão. É possível conferir os registros do encontro de Luiz Gonzaga com o Papa, em 1980, da marcha dos soldados soviéticos para Berlim durante a Segunda guerra Mundial, em 1945, ou até mesmo da primeira cirurgia feita com anestesia à base de éter etílico, em 1847.

Para os que preferem temas mais específicos, há ainda uma página de Imagens Históricas do Esporte. Suas fotos retratam momentos e atletas que foram importantes para suas modalidades. Basquete,  fórmula 1, futebol, boxe, tênis e atletismo  são representados em preto e branco ou em cores, lembrando ou eternizando grandes fatos de suas histórias.

reprodução

Créditos: reprodução

Os argentinos Maradona e Caniggia comemoram a vitória do Boca Juniors contra o River Plate com o famoso "Beijo da Alma", em 1996