Imagine a situação: você chega a São Paulo pela primeira vez. Sem muita referência, além dos pontos turísticos mais batidos da cidade, resta apenas a incerteza de quem se propõe a desbravar os labirintos da maior cidade da América Latina. O que se torna um pouco complicado num lugar com quase 12 milhões de pessoas e infinitas possibilidades.

Pra solucionar todo esse dilema, o designer Lucas Neumann, de 24 anos, trouxe de Londres a inspiração para um projeto inovador. Foi nas suas andanças por lá onde notou alguns totens de informações salvadoras, que destacam sua localização e pontos de interesse numa distância de 5 a 15 minutos de caminhada.

De volta ao Brasil, Lucas resolveu adaptar os totens informativos para a realidade paulistana. Primeiro como trabalho de conclusão de curso na universidade onde se formou em 2015. E, recentemente, levou a ideia para as ruas, propondo mais informação, acessibilidade e segurança. Ganhou o nome de Mapa Daqui e, inovador que é, propôs algo a mais: funciona de modo colaborativo.

Ou seja, se você também sabe dos segredos da "Selva" (restaurantes, cinemas, botecos, baladas), compartilhe nas placas espalhadas por aí. (Confira os endereços no site)

Faça você mesmo 

Além do Lucas, que teve a brilhante ideia, você também pode contribuir para uma cidade melhor sinalizada. E é fácil. Basta acessar o site (www.mapadaqui.com.br), informar seu endereço, gerar um mapa da região indicada - imprimindo em casa ou em formatos mais resistentes, como em PVC - que segundo o idealizador custa em torno de R$ 25.