A impressora usada que está agitando o mercado editorial independente de São Paulo

Com impressora Risograph, Meli-Melo Press oferece impressão de boa qualidade à preço acessível

Em meados dos anos 2000, o método de impressão Risograph foi redescoberto por designers que procuravam uma alternativa gráfica bonita, acessível e de acabamento único para suas impressões.

As impressoras Riso foram feitas originalmente para impressões mais simples, mas quando aliada à bom design conseguem bons resultados à custos mais baixos do que a impressão digital normal.

No Brasil, a Meli-Melo Press surgiu para oferecer essa novidade que ainda é pouco explorada por aqui.

Sede da Meli-Melo Press repleta de publicações

Bangu

O designer gráfico Beto Galvão, 33, morou na Europa e viu o crescimento desse modelo de impressão. Pensou em levar algo parecido para o Brasil, pois não existia nada parecido para estimular a pequena e média tiragem. “Fiquei um ano correndo atrás da impressora e fiz meu pai ir até Bangu, no Rio de Janeiro, para buscar uma uma duplicadora Risograph rz 370 usada”, comenta Galvão.

Ele se casou no Velho Continente e fez cada amigo voltar com um cilindrão de tinta na bagagem. “Não foi contrabando, é que é quase impossível encontrar as peças e elas são muito caras no Brasil”, explica Beto Galvão. O casamento não deu certo, mas a Meli-Melo Press já era uma realidade.

Meli-Melo

“Eu queria dar uma agitada no mercado de publicações independentes. Queria possibilitar que consigo produzir algo bonito e viável”, disse Beto Galvão.

Com o tempo, a Meli-Melo, além de gráfica e estúdio, também foi tornando-se uma editora. Beto Galvão faz a curodoria de projetos e os publica.

Aliás, o serviço prestado pela Meli- Melo pode ser considerado exclusivo. É a única impressora de risografia de São Paulo e existem outras em outros estados, mas não usadas com a finalidade de divulgar trabalhos artísticos.

Poster da Monstro Filmes com ilustração de Mateus Acioli e Heitor Yida (Estúdio Drüm) impresso na risografia Meli-Melo.

Risografia

A impressão da Risograph tem um acabamento único, se aproximando da serigrafia e do stencil, apesar de funcionar como uma máquina copiadora. Cada cor é impressa de uma vez, o que abre as possibilidades criativas.

Adriano Rampazzo, ilustrador, 28, trabalha na Meli-Melo e acredita que a risografia estimula o olhar e pensamento dos artistas. “Você tem que pensar em poucas cores e uma de cada vez. E sempre tem a cor de registro, que fica com um acabamento artesanal”, comenta.

Na impressora da Meli-Melo, por exemplo, é possível imprimir nove cores e o tamanho máximo é o A3.

Rampazzo também comenta que as pequenas tiragens revalorizam as produções locais. “Os zines são uma plataforma de expressão e comunição dos artistas. Imprimir 100 cópias é atingir uma audiência menor é muito diferente do que simplesmente criar um site e deixá-lo na rede”, explica o ilustrador.

Para imprimir,conhecer o trabalho e conseguir mais informações técnicas, acesse a página do Facebook da Meli-Melo Press.

A impressora Risograph da Meli-Melo Press