Entre os dias 7 de setembro de 2012, Independência do Brasil, e 10 de junho de 2013, Dia de Portugal, se comemora o “Ano de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal”. Um evento que integra a programação de celebrações é uma mostra que acontece em diferentes estações do metrô de São Paulo.

A mostra “PORTUGAL NO BRASIL E BRASIL EM PORTUGAL”, chega às estações Paraíso, da linha 1-Verde, Corinthians-Itaquera e Artur Alvim, da linha 3-Vermelha com uma série de eventos culturais que celebram o intercâmbio entre os dois países. De 1º a 30 de novembro, elas recebem uma programação especial. Confira abaixo o que acontece em cada estação.

Na estação o usuário poderá aprender um pouco sobre história, curiosidades, festas, religião, folclore, culinária e expressões populares que evidenciam a herança portuguesa para a cultura brasileira.

Entre os destaques dos painéis da estação estão o selo emitido em 2008, em homenagem aos 200 anos da chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil e uma homenagem a Jorge Amado, um dos mais importantes autores da literatura brasileira a comemorar centenário neste ano. Outro destaque é o projeto sociocultural de incentivo à leitura de livros infantis, o Projeto Lê Para Mim, que, por meio de encontros literários, contará com celebridades brasileiras fazendo leituras de livros, como também haverá uma personalidade portuguesa lendo um livro de sua língua.

Neste espaço, o público poderá conhecer todas as belezas de Portugal. Algumas regiões turísticas do país poderão ser contempladas nessa exposição. Dentre elas, Lisboa, Algarve e Ilha da Madeira, com seus queijos, vinhos, palácios e belezas naturais.

Além desse passeio por terras lusitanas, a mostra contemplará a paixão pelos gramados. Jogadores nascidos no Brasil e naturalizados portugueses, como Deco e Liédson, e o técnico Luiz Felipe Scolari, serão homenageados neste evento com painéis que retratam suas trajetórias além-mar.

A estação terá uma exposição que revelará todos os sabores de Portugal, do Bacalhau aos pastéis de Belém. A mostra também contemplará a religiosidade do povo português, a tradição musical do fado e outras curiosidades sobre a nação. Também serão expostos painéis com os selos em homenagem a dois grandes poetas da língua portuguesa, Fernando Pessoa e Cruz e Sousa.