Preciosidades esquecidas da arquitetura comunista

A arquitetura comunista esconde alguns belos exemplos de construções em alguns dos países que fizeram parte da União Soviética, ou os vizinhos deles.

Após o experimento de liberdade que marcou o construtivismo na década de 20 e simplicidade sufocante do estilo do Império stalinista, chegaram os anos 60, quando Nikita Khrushchev começou com o “degelo” e se deu um período um tanto “tímido” de abertura.

O líder da União Soviética, além de entregar a Criméia para a Ucrânia, inaugurou uma era de menos repressão, algo que também foi observado na estética e arquitetura.

Arquitetonicamente, o destaque deste período são os edifícios que se assemelham a uma enorme lata de sardinha, conhecido como jrushovki, onde as pessoas viviam em lotações (pelos nossos padrões de conforto), em um espaço pequeno.

Apesar da má impressão deste período, na medida em que a arquitetura está em causa, ao longo da vasta geografia dos países da ex-URSS e vizinhos, há exemplos arquitetônicos interessantes.

Em países como a Ucrânia, a Croácia e a República Checa podem ser visto numerosos edifícios, aeroportos, estátuas e monumentos.

Abaixo você confere alguns exemplos de arquitetura nestes locais.

Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Kiev, Ucrânia)
Monumento aos partisanos da Macedónia (Krusevo, Macedônia)
Cafeteria Float (Dnipropetrovsk, Ucrânia)

Veja mais preciosidades da arquitetura comunista no GEEKNESS.