O Parque do Ibirapuera, em São Paulo, está recebendo até o dia 30 de outubro a exposição Zoo Urbano, que reúne esculturas gigantes de animais confeccionadas a partir de resíduos descartados nas grandes cidades. Pneus, vidro, bambu, plásticos são exemplos de elementos que compõem as peças.

Divulgação

Créditos: Divulgação

Esculturas possuem estrutura à base de materiais recicláveis

A maioria das esculturas são interativas, os visitantes participam ativamente depositando seus resíduos e colaboram, com isso, na confecção das obras pertencentes a artistas de vários lugares do mundo.

Conversamos com o brasileiro Fábio Souza, que apresenta no Zoo Urbano as eculturas “As Focas”, “A Tartaruga” e “A Borboleta Monarca”.

“As Focas” são duas lixeiras gigantes, feitas de telas, onde os visitantes são estimulados a jogar suas latinhas de alumínio. “Esse tipo de lixo está cada vez mais próximo desses animais nos oceanos. As duas focas são mãe e filha se olhando e refletindo uma na outra a consequência direta nossos atos com relação à natureza”, diz Souza.

Para “A Tartaruga” foi usada uma carcaça inteira de um automóvel Fusca.

“Por ter sido um dos carros mais produzidos no mundo, atualmente existem muitas carcaças de Fuscas abandonadas em ferros-velhos, na natureza e até nas ruas”, explica o artista. “Com o apoio do Projeto Tamar, reuni todas as informações sobre as espécies e, após transformar o capô de um Fusca na estrutura de uma tartaruga, elaborei seu casco e partes de seu corpo com os materiais que as matam, como se estes já fizessem parte de seu corpo. Usei sacolinhas de supermercado, lacres e embalagens plásticas”.

Na “Borboleta Monarca” o público também consegue interagir e deixar sua participação durante a exposição. Souza utilizou, além dos materiais recicláveis, um sistema feito com um computador e monitores montados com descarte eletrônico. Os visitantes podem tirar selfies com a escultura e postá-las através da hashtag #EUNAMONARCA. As imagens são transmitidas através de monitores que compõem o corpo da borboleta. Souza ainda irá presentear alguns youtubers que estão participando da social midia do Zoo Urbano com seus tatus de material reciclável.

tataruga_01

Créditos: tataruga_01

 

tartaruga_02

Créditos: tartaruga_02

 

tartaruga_03

Créditos: tartaruga_03

 

borboleta_02

Créditos: borboleta_02

 

borboleta_03

Créditos: borboleta_03

 

Fabio_00

Créditos: Fabio_00

 

Fabio_01

Créditos: Fabio_01

 

tatu_01

Créditos: tatu_01

 

tatu_02

Créditos: tatu_02

 

Rede Catraca Livre

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.