O usuário e/ou senha digitados estão incorretos.

Cidade implementa uso de copo de café retornável

Feito de plástico resistente, é possível devolvê-lo em 100 estabelecimentos cadastrados; ou seja, em vez de copo descartável, usa-se copo de café retornável

16/04/2018 16:38

por Redação

Na Alemanha, a quantidade de descartáveis usados para tomar café chega a 2,8 bilhões por ano. Algo como 300 mil por hora! Em busca de soluções para reduzir esse tipo de lixo, a cidade de Freiburg criou um sistema diferente: ao comprar a bebida para viagem, você pode pagar um euro a mais para que ele venha no “Freiburg Cup”, que é feito de um plástico mais resistente. Depois, basta devolvê-lo em um outro estabelecimento que estiver em seu caminho. Ou seja, em vez de copo descartável, usa-se copo de café retornável.

O copo de café retornável pode ser reutilizado até 400 vezes

Créditos: Divulgação

O copo de café retornável pode ser reutilizado até 400 vezes

O copo de café pode ser comprado e retornados em um dos cerca de cem estabelecimentos locais que participam do projeto, lançado no final de 2016. Um adesivo na janela desses lugares indica que fazem parte desse novo jeito de consumir café.

Quando devolvidos, os copos são higienizados e ficam prontos para serem usados pelo próximo consumidor. São resistentes a detergente e podem ser reutilizados cerca de 400 vezes. Feito de polipropileno, são recicláveis, também. Apenas a tampa é descartável, por motivos de higiene, mas também pode ser destinada à reciclagem.

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.

Créditos: Divulgação

Imagem mostra como funciona o sistema do Freiburg Cup

Esse sistema ajuda a resolver algumas importantes questões sobre o uso de copos descartáveis. Primeiro, o fato de que são usados apenas uma vez e por apenas cerca de 15 minutos. Quem compra café em copo descartável uma vez por dia termina o ano produzindo 10 quilos de lixo só com esse item.

A cidade de Freiburg, que quer reduzir a quantidade de copos de café jogados fora

Créditos: Katatonia82/Shutterstock

A cidade de Freiburg, que quer reduzir a quantidade de copos de café jogados fora

Aqui mesmo no Brasil basta pensar quantas vezes por semana, ou mesmo por dia, consumimos suco, café e chá em recipientes descartáveis, para começar a ter uma ideia do quanto desse tipo de lixo se acumula.Além disso, copinhos para café são normalmente de isopor, um material difícil de reciclar, que leva séculos para desaparecer. Mesmo os copos de papel não são recicláveis, pois, para serem impermeáveis, contêm um tipo de plástico chamado polietileno, e a separação desses dois materiais não é fácil.

Ao mesmo tempo, é difícil imaginar, pelo menos nos dias atuais, que as pessoas carreguem copos e xícaras consigo para usá-los quando forem comprar um café para viagem. Então, o sistema criado em Freiburg pode ser uma saída para quem adora tomar café, mas não quer aumentar sua pegada ecológica.

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, especialista em soluções sustentáveis.

Veja também

Mulher africana combate a fome com o empoderamento feminino

Sozinho, homem planta uma floresta maior que 3 parques Ibirapuera

Unicamp ajuda na descoberta de enzima que come plástico

Composteira doméstica produz adubo em poucas horas

Carros movidos a vento realizam competição anual na Europa

Papelão elimina plástico-bolha para embalar prancha de surfe