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Educadora ensina robótica com lixo descartado pela comunidade

Com poucos recursos disponíveis e muita criatividade, Débora Garofalo trouxe a sucata para as aulas de informática

06/03/2018 16:18

por Redação

"Vamos construir um carrinho movido por um balão de ar?", perguntou a professora Débora Garofalo, 38 anos, aos estudantes da EMEF Almirante Ary Parreiras. A ideia era ensinar robótica com lixo descartado irregularmente nos arredores da escola, na zona sul de São Paulo.

Créditos: Arquivo pessoal/Debora Garofalo

O projeto engajou os alunos em debates sobre o cuidado com o meio ambiente

A instituição, que está localizada no bairro do Jabaquara, sofre com o acúmulo de lixo às margens do córrego Águas Espraiadas. “O projeto tem ajudado a pensar uma escola que não só produz conhecimento, como também traz contribuições locais. A retirada da sujeira das ruas é um exemplo", diz.  

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Créditos: Arquivo pessoal/Debora Garofalo

A comunidade sofre com o acúmulo de lixo às margens do córrego Águas Espraiadas

Apesar de não possuir um kit especializado para o desenvolver as primeiras atividades, Débora elaborou um trabalho interdisciplinar com outros professores. Papelão, tampinhas, garrafas e partes de eletrônicos quebrados foram usados como matéria-prima das criações.

O passo seguinte foi desafiar os alunos a desenvolverem suas próprias invenções, saindo do papel de espectador para protagonistas de seu aprendizado. Dessa brincadeira surgiu desde uma mesa de hóquei movida a secador até um carrinho elétrico de PVC. 

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Crédito da imagem: Arquivo pessoal/Débora Garofalo

Materiais utilizados para fazer os robôs

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Crédito da imagem: Arquivo pessoal/Débora Garofalo

Robô de garrafa PET

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Crédito da imagem: Arquivo pessoal/Debora Garofalo

Robô elaborado por um aluno

  • Crédito da imagem: Arquivo pessoal/Débora Garofalo

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    Materiais utilizados para fazer os robôs

  • Crédito da imagem: Arquivo pessoal/Débora Garofalo

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    Robô de garrafa PET

  • Crédito da imagem: Arquivo pessoal/Debora Garofalo

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    Robô elaborado por um aluno

Para a professora, trabalhar com um problema social existente na comunidade, como o acúmulo do lixo, tira os estudantes da passividade em relação a problemas ambientais. "Isso faz com que o aluno enxergue no material reciclável um caminho em potencial para desenvolver invenções." 

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, especialista em soluções sustentáveis.

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