Caixa plástica vazada é solução barata para armazenar água e ao mesmo tempo evitar enchentes

Promovido por Braskem

Quem já sofreu com escassez de água e quem já teve a casa invadida pela enchente sabe o quão importantes são as soluções que ajudam a reter e escoar o volume da chuva.  No Brasil, uma saída inteligente tem usado caixas plásticas para fazer esse trabalho. A invenção, criada pelo empresário Marcio Yamin El-Bayeh e batizada de B-RAP, substitui as estruturas de concreto usadas na construção civil.

A ideia, segundo o inventor, surgiu de uma necessidade própria.  “Eu tenho uma indústria e, no ano passado, eu estava à beira de fechar as portas por falta d’água na cidade. Então, a gente criou uma solução onde é possível reter a água e, ao mesmo tempo, evitar as enchentes que atrapalham tanto as vidas”, explica Marcio Yamin El Bayeh.

O produto consiste em uma espécie de caixa d’água vazada, capaz de conter a velocidade da água – que volta para a rede pluvial aos poucos – e reter parte desse recurso para o reúso. Segundo os criadores, a caixa consegue armazenar até 40 mil litros.

A estrutura, que é instalada embaixo da terra, usa o polipropileno que funciona como uma esponja. A água é captada direto de canaletas instaladas no telhado. O resto da água que não é utilizado é infiltrado no solo para atender o lençol freático.

Segundo Yamin, o dispositivo está evoluindo para que no futuro consiga suportar peso e ser instalado em estacionamentos e passarelas. “Hoje a nossa maior capacidade energética vem da água. A falta dela vai influenciar diretamente no custo de energia onde implicará no meu serviço e no das outras pessoas também. Então, acho que é muito importante o cuidado com a água que nós temos daqui pra frente”, conclui Yamin.

Este é um dos projetos vencedores do Braskem Labs, programa criado para apoiar o desenvolvimento de soluções sustentáveis que melhorem a vida das pessoas por meio do uso do plástico.