Conheça a orquestra sustentável feita com instrumentos de plástico

Um oferecimento da Braskem

Violinos, violas, trombone, trompete, percussão… Tudo feito a partir de tubos de PVC e de outros plásticos. São desses materiais que sai o repertório clássico e popular da Orquestra Plástica do NEOJIBA, uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia e que conta com o patrocínio da Braskem.

Violinos e violas são produzidos com tubos de PVC

Além de usar uma matéria-prima acessível, a orquestra se insere no contexto social. Os violinos e violas usados pelo grupo são produzidos artesanalmente por jovens luthiers nas cidades de Salvador e Angical, na Bahia. Uma oportunidade de estreitar as distâncias entre a música sinfônica e adolescentes carentes, dando ainda uma alternativa de geração de renda para os participantes.

O funcionamento dos instrumentos de plástico é bem próximo dos tradicionais, garante o luthier suíço André Marc, mestre na construção de violinos tradicionais que participou do projeto. “Eu não busquei outra coisa se não aquilo que eu já conhecia ( …) porque os músicos vão tocar neste violino como se eles tivessem um violino convencional de madeira na mão”.

Para a Braskem, o fomento à música de orquestra por meio da reutilização do plástico PVC é uma ideia inovadora que merece destaque na cartela de suas ações sociais. Ao apoiar a Orquestra Plástica do NEOJIBA, a Braskem contribui não apenas para a expansão do acesso do público baiano às artes e à educação musical, mas também estimula novas utilidades para o plástico.

Conheça mais sobre o projeto: