Prótese de joelho a U$80 devolve qualidade de vida a amputados

Um oferecimento da Braskem

Avanços tecnológicos aparecem aos montes, todos os anos, mas dificilmente alcançam quem mais precisa: a população carente. Pensando em mudar essa realidade, a engenheira Krista Donaldson e mais alguns colegas desenvolveram uma prótese de joelho moderna e impressionantemente mais barata.

Enquanto os preços das próteses existentes no mercado variam entre 1.400 e 20 mil dólares, o ReMotion Knee sai por apenas 80 dólares.

E não pense que o baixo preço se deve a um material de qualidade inferior. A preocupação dos engenheiros envolvidos nesse projeto era justamente criar um equipamento de alta qualidade e com design sofisticado, feito a base de polímeros. “Independente do seu nível de renda, você quer o produto mais bonito, o melhor que existe”, acredita Krista Donaldson.

Baixo custo, qualidade e design caracterizam a nova geração das próteses
Créditos: D-Rev
Baixo custo, qualidade e design caracterizam a nova geração das próteses

O joelho mecânico que simula os movimentos de um joelho humano já está na sua terceira geração. Para melhorar e se adequar às necessidades dos usuários, a instituição realizou estudos com o objetivo de identificar o que incomodava os usuários tanto na primeira quanto na segunda geração de próteses fabricadas. O estudo permitiu chegar a melhorias significativas no modelo atual.

As próteses ReMotion Knee já são usadas em 12 países, gerando melhoria na autoestima e na qualidade de vida de mais de cinco mil amputados.

Peça possui quatro eixos que permitem equilíbrio na caminhar