A procura pelo primeiro emprego

Por: Keila Baraçal
divulgação
Programas de estágio podem virar o primeiro emprego, segundo CIEE
Programas de estágio podem virar o primeiro emprego, segundo CIEE

Buscar o primeiro emprego é o pontapé inicial para alavancar a carreira. Tão importante é este momento na vida do jovem que já tramita, desde novembro deste ano, no Congresso Nacional, um projeto de lei que prevê a contratação de cidadãos que tenham terminado suas graduações e cursos técnicos. Se a lei for aprovada, todas as entidades privadas terão que preencher até 5% de seus cargos com jovens profissionais. Clique aqui e veja mais detalhes sobre o projeto.

Mas qual o melhor caminho para procurar o primeiro emprego? A internet pode ser uma boa aliada. Sites especializados dedicam seu conteúdo a estes fins. Um exemplo pode ser encontrado na página do Governo do Estado de São Paulo – Projeto Jovem Cidadão, cuja meta é oferecer a primeira oportunidade de emprego para jovens da região metropolitana de São Paulo. Saiba mais.

Apesar de, por questões legais, o estágio não ser entendido como um primeiro emprego, ele pode ser considerado um degrau para o processo de efetivação do funcionário. Laura Alves, supervisora de Relacionamento com Instituições de Ensino do CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), conta que pesquisa recente feita pela instituição aponta que 64% das pessoas que conquistaram o primeiro emprego vieram de programas de estágio.

Ela observa também que, dos cargos que mais contratam, ficam na lista os tidos como os “tradicionais” – Administração, Economia, Direito. Carreiras tecnológicas ainda ficam em segundo plano, de acordo com os dados da entidade, “embora seja uma área em crescimento no país”,  diz. E complementa: “muitos jovens ainda procuram as carreiras mais conhecidas”. Ela levanta a hipótese de que também os novos trabalhadores ainda tenham pouco conhecimento sobre o mercado.

Líder em empregabilidade

O McDonald’s foi indicado pela 12ª vez como uma das 100 melhores empresas para trabalhar, de acordo com pesquisa divulgada este ano pela Revista Época do Great Place to Work®. Esta é a empresa que mais contrata jovens e mulheres e, no ano passado, foram admitidos mais de 30 mil novos funcionários. Este panorama faz com a organização se torne a principal contratante de empregos formais, na categoria primeiro emprego.