Aplicativo BusOn visa facilitar a vida de usuários de transporte público

Todos sabemos que o transporte público no Brasil é um verdadeiro caos, principalmente nas grandes cidades. Cientes deste problema, estudantes da Universidade Federal de Pernambuco desenvolveram o BusOn, um aplicativo colaborativo para dar informações de maneira rápida e prática ao usuário destes meios de transporte.

Com o aplicativo, ao entrar no ônibus, o usuário pode fazer um check-in na linha escolhida, informando sobre a lotação e qualquer outro detalhe específico através de comentários.

A partir daí este ônibus pode ser localizado através do aplicativo por outras pessoas que o estejam esperando. Ou seja, quem planeja utilizar a mesma linha, estando em casa ou já no ponto, poderá visualizar onde seu ônibus está e o nível de lotação, informações simples, mas que são importantes na hora de escolher a melhor opção de transporte em determinado momento.

Como os dados são fornecidos pelos próprios usuários, o sistema é livre para funcionar em todas as cidades do Brasil, e  funcional para qualquer tipo de transporte, incluindo vans, micro-ônibus, ônibus de empresas privadas, interestaduais e outros meios de transporte. Este é o seu  maior diferencial, pois atualmente, com apenas duas semanas do lançamento oficial, o BusOn já conta com linhas cadastradas em todos os estados brasileiros e mais de 8 mil usuários.

O sistema permite ainda que os próprios usuários enviem alertas de trânsito, protestos ou desvios. Assista ao vídeo e saiba mais: 

Para que o sistema passe a ter impacto no dia a dia dos brasileiros é necessário uma aderência cada vez maior por parte da população, pois quanto mais pessoas utilizarem o aplicativo, mais confiáveis passarão a ser as informações. O Crowdsourcing, como é chamado este fornecimento dos dados por parte dos usuários, já se provou ser bastante eficaz em grandes sistemas, como o WazeWikipédia e Foursquare.

O sistema já está disponível gratuitamente para Android, e em breve chegará às plataformas iOS e Windows Phone. Mais informações no site e na página do Facebook.