Baixe e-books e publique seu livro gratuitamente

Projeto Gutenberg disponibilza, além de e-books para download, um espaço para autores publicarem seus livros

Além de baixar e-books, no site Projeto Gutenberg também é possível publicar livros de forma independente e gratuita

Quando cursava a Universidade de Illinois, em 1971, Michael Stern Hart digitou a Declaração de Independência dos Estados Unidos e distribuiu o texto para outros usuários.  Foi a partir dessa ideia que nasceu o pioneiro Projeto Gutenberg, fundado no mesmo ano, e dedicado a digitalizar, arquivar e distribuir livros gratuitamente pela internet.

Hoje, o site possui um acervo de 42.607 e-books de qualidade, nos formatos ePub, PDF, Kindle, HTML e texto simples, além de audio books, todos para download ou para ler online. As obras disponíveis tiveram seus direitos autorais cedidos pelos autores para uso não comercial no site, ou então seus direitos expiraram, sendo assim domínio público.

Os livros são digitalizados por milhares de voluntários ao redor do mundo, e o Projeto recolhe doações online para ajudar o site.

Além dos e-books, o Projeto Gutenberg também possui uma outra página na internet, na qual é possível publicar livros e lê-los: uma rede social de publicações independentes, como uma “livraria gratuita online” de autores que querem publicar seus livros. O portal possibilita que os autores compartilhem suas obras com os leitores, e também permite que estes comentem e façam resenhas dos livros, proporcionando feedback ao escritor.

Diferente do alto custo que o autor tem ao tentar bancar a publicação de seu título em alguma editora, nada é cobrado para se publicar livros no site, assim como nada é cobrado para poder ler o livros publicados.

Veja alguns dos e-books mais baixados no site (em inglês):

“Pride and Prejudice”, de Jane Austen

“The Adventures of Sherlock Holmes”, de Arthur Conan Doyle

“The Divine Comedy”, de Dante Alighieri

“Grimm’s Fairy Tales”, de Jacob Grimm e Wilhelm Grimm

“Alice’s Adventures in Wonderland” , de Lewis Carroll

“Les Misérables”, de Victor Hugo

“Frankenstein”, de Mary Shelley