Com informações da revista Exame 

Em um país cujo cenário de recessão econômica, desemprego em alta e cortes sociais ditam o dia a dia de milhões de brasileiros, uma pesquisa realizada pelo Linkedin com mais de mil pessoas indica: 80% dos profissionais entre 25 e 33 anos sofrem da crise dos 25 anos (também chamada de crise do quarto de vida).

Segundo o estudo, o conceito diz respeito a uma fase da vida em que os jovens reavaliam suas escolhas, formação e direcionamento profissional - receita ideal para o desenvolvimento de doenças psicológicas como o transtorno de ansiedade.

iStock/Getty Images

Créditos: iStock/Getty Images

O que tira o sono de milhões de profissionais brasileiros ?

Selo Facilite

As preocupações 

Entre as razões que mais pressionam o grupo avaliado, a realização da casa própria apareceu em 65% das respostas na levantadas. Questões como emprego ideal, com 46%, e qualificação profissional, 39%, são outros argumentos apresentados.

A pesquisa ainda indica que endividar-se é motivo de preocupação para 37%  dos entrevistados e a pressão para ser promovido é razão de ansiedade para 35%. Entrevistados entre 32 e 33 anos são os que se sentem mais pressionados.

Por região 

Além da faixa etária, outro ponto avaliado pela pesquisa indica que a noção de dificuldade varia de acordo com a região do país.  No Sudeste, 84% afirmam se sentir ansiosos, enquanto no Nordeste esse número cai para 77%, seguido pela região Centro-oeste (76%), Norte (71%) e Sul (70%).

LinkedIn lança ferramenta para orientar profissionais 

Para ajudar os jovens a enfrentarem os desafios do mercado de trabalho, o Linkedin lançou recentemente uma ferramenta ideal para os problemas citados na pesquisa. Com a Central de Aconselhamento Profissional (Career Advice Tool),  a rede social conectará usuários interessados em receber conselhos e profissionais que desejam compartilhar experiências e dicas de carreira.