Estudo revela que 41% dos jovens latinos querem empreender

 

Um estudo realizado pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o “Potencial Futuro – empreendedorismo jovem 2015”, revelou um dado interessante: 41% dos jovens da América Latina pretendem empreender no futuro. A análise também apontou outras características dos jovens e das mulheres no empreendedorismo. As informações são da revista ‘Pequenas Empresas & Grande Negócios‘.

Já em países mais desenvolvidos, os números mostraram outra realidade. Na Europa, apenas 19% dos jovens querem empreender. No entanto, mesmo com o desejo em alta na América Latina, a pesquisa revelou que somente 5% deles já são empreendedores estabelecidos.

O estudo mostrou que os homens jovens têm uma probabilidade maior de empreender do que as mulheres

Os jovens latino-americanos, mesmo com as dificuldades, mostraram que em mais de 60% das vezes abrem um negócio motivados por alguma oportunidade. De acordo com o estudo, as formas de financiamento mais procuradas são recursos próprios (52%), família (16%), empréstimos bancários (26%), amigos (2%) e outras (4%).

Em relação à comparação entre os gêneros, os homens jovens têm uma probabilidade de 1,3 vez maior de empreender do que as mulheres, além de 1,6 mais chances de manter o negócio. A chance de a mulher realmente executar uma ideia se mostrou quatro vezes menor do que os homens.

A pesquisa, feita entre 2012 e 2014, teve a participação de mais de 616 mil pessoas, com idades entre 18 e 64 anos, em 89 países.