Projeto defende abertura de empresa simples em 5 dias em SP

Por: Keila Baraçal

A Prefeitura de São Paulo  informa que está aberta a consulta pública para colher assinaturas para o projeto de simplificação dos procedimentos para Abertura de Empresas na cidade. Para assinar clique neste link.

A ação é apoiada por uma rede de empresas e, na prática, o projeto  prevê um processo facilitado e eletrônico de cinco dias para abertura as empresas. Atualmente são necessários três meses.  O projeto é válido para abertura de empresas consideradas de baixo risco –  cerca de 80% das novas empresas abertas na cidade.

 

De acordo com os organizadores deste pedido, a redução desse prazo, com um novo processo totalmente eletrônico, em um único local via internet, representa uma grande evolução, com menos perda de tempo, energia, burocracia e dinheiro público gasto.

Além disso, a implantação efetiva do projeto pode fazer com que o Brasil salte até 60 posições no ranking internacional “Doing Business”, do Banco Mundial, em que o país ocupa atualmente a vergonhosa 116ª posição entre 185 países. Uma melhor posição aumentará atratividade do país para investimentos estrangeiros.

Deseja assinar? Clique aqui

Por fim, as entidades organizadoras concluem que que “esse projeto tem enfrentado resistência de setores da Prefeitura que querem manter a burocracia como está. Precisamos fazer pressão para mostrar a importância da sua implantação para todos os empreendedores do país.”