Saladorama: um delivery de saladas orgânicas feitas por moradoras de favelas

Por: Catraca Livre

O carioca Hamilton Santos criou uma empresa que entrega saladas orgânicas por encomenda. Mas ele faz muito mais que isso: emprega moradores das favelas do Rio de Janeiro e treina-os para serem, eles também, um dia empreendedores. As saladas custam menos de 20 reais.

O Saladorama é um negócio social idealizado por Hamilton e pela nutricionista Mariana Fernandes que tem como proposta democratizar o acesso a alimentação saudável e ao mesmo tempo ser uma fonte de renda para moradores de favelas.

A embalagem personalizada do Saladorama vai com o nome do cliente.

Em 2013, Hamilton, 26, ainda era um estudante de Engenharia de Produção na faculdade Veiga de Almeida quando começou a sentir necessidade de realizar algo. “A faculdade é um hub de conteúdo, ela não te prepara pra profissão. Eu precisava de outros caminhos, de mais ação”, conta. Com esse propósito, ele fundou a Empresa Júnior da faculdade, ao mesmo tempo em que trabalhava em uma consultoria para ter experiência de mercado. “Eu até gostava do trabalho, mas não via propósito naquilo”, diz. Sua busca por mais sentido na vida profissional o levou até a Artemísia, uma mobilizadora pessoas e organizações para trabalharem na geração de negócios de impacto social. “Me encantei pela frase ‘entre ganhar dinheiro e mudar o mundo, escolha os dois’. É isso que eu queria.”

Leia a história completa do Saladorama no Projeto Draft, site que fala sobre os empreendedores criativos do Brasil que estão gerando negócios inovadores e inspiradores.