4 passos para unir sustentabilidade e beleza no seu telhado

A implantação de telhados verdes, ou eco telhados, em casas e prédios tem sido crescente no Brasil e no mundo. Além de embelezar as construções, essa nova tendência têm a função de diminuir grandes variações internas de temperaturas. No verão, é mais fresco, e no inverno, é mais quente.

Há muitos tipos de eco telhados, que variam em estrutura e cobertura. São diversos os tipos de vegetação que podem ser utilizados, que vão desde grama até árvores. Aprenda a fazer um telhado verde simples e bonito:

Passo 1
Faça a definição de medidas da área onde será construído o telhado verde. Realize a impermeabilização corretamente com lona ou manta asfáltica.

Passo 2
Você vai precisar de uma manta de bidin, essa manta serve para filtrar a água evitando que as partículas de areia, terra ou as raízes se soltem e sejam despejadas nas tubulações de queda de água da chuva. A manta deve ser estendida sobre a superfície impermeabilizada.

Passo 3

Coloque uma camada de até 10 cm de terra. É indicado utilizar uma terra bem enriquecida com adubos orgânicos, a adubação pode variar conforme a espécie de cultivo.

Passo 4
Por último posicione ou plante as espécies de cultivo. Para os telhados verdes são indicados espécies com baixo índice de crescimento, que não exijam poda.