Ao contrário das cozinhas tradicionais, a planejada permite aproveitar melhor a área do cômodo, além de deixar a casa mais bonita e organizada, já que cada item fica da maneira que você desejou. Quem possui uma cozinha pequena, por exemplo, pode optar por armários embutidos para que haja mais espaço para locomoção. Veja no que prestar atenção para planejar sua cozinha.

Espaço

O primeiro passo é saber exatamente qual é o espaço do cômodo, antes de imaginar quais móveis e eletrodomésticos irá colocar nele. Se eles forem maiores que o espaço disponível, você passará por uma série de transtornos desnecessários.

Hábitos

Se a família gostar de promover encontros e não tiver uma sala específica para isso, é importante incluir uma bancada para as refeições. Por outro lado, se a família andar sempre ocupada e parar pouco em casa, você deve pensar em como facilitar o dia a dia de todos e, em virtude disso, é fundamental pensar em armários com várias portas e gaveteiros para tudo ficar organizado.

Ao gosto do cozinheiro

Como cozinha planejada é sinônimo de personalização, quem prepara refeições frequentemente deve determinar o tamanho da pia e qual a melhor disposição para as áreas de cozimento e armazenagem dos alimentos.

Sistemas hidráulico e elétrico

Lembre-se também de que é necessário analisar os sistemas hidráulico e elétrico para a instalação da pia e de tomadas. Sem isso no projeto, a cozinha poderá ficar comprometida futuramente.

Cooktop

Caso sua ideia seja economizar espaço, uma boa forma é investir em utensílios alternativos, como é o caso do cooktop. Ao contrário do fogão, que ocupa um espaço significativo na cozinha, o cooktop é pequeno, muito eficiente e ainda tem um visual muito moderno. Veja aqui uma ótima opção para combinar com sua cozinha.