10 cães fofos que ganharam fama no cinema

Inteligente, fofo, apaixonante, carismático, atrapalhado, destemido, são muitos os perfis dos cachorros que saíram do anonimato para virarem estrelas do cinema mundial e queridinhos do público através do cinema. Do tradicional papel de melhor amigo do homem até na pele de super heróis defensores da lei e da justiça, passando por sucessos da animação, confira uma lista com 10 cachorros que roubaram a cena em seus filmes e alcançaram fama, sucesso e prestígio no concorrido universo da sétima arte.

1# Uma Dupla Quase Perfeita (1989)

 

Nesta comédia policial dos anos 80, o metódico detetive Scott Turner, vivido por Tom Hanks, tem sua vida virada do avesso por conta da divertida (e babona) companhia de Hooch, um raro Dogue de Bordeaux que entra na sua vida por acaso. Na vida real, o verdadeiro nome de Hooch era Beasley. O cãozinho morreu em 1992, com 14 anos de idade nos deixando como recordação seu jeito brincalhão e este nostálgico sucesso de bilheteria.

2# De Volta para o Futuro (1989)

 

Mascote do cientista maluco Dr. Brown, o peludo cachorro Einstein – por vezes cobaia do inventivo cientista – ficou quase tão famosos quanto o clássico filme que protagonizou. Uma curiosidade: na famosa cena do Twin Pines Mall, quando vemos o cachorro Einstein dentro do DeLorean, na verdade é um humano vestido de cachorro! Apenas as cenas em close são do verdadeiro cão.

3# Mato Sem Cachorro (2013)

 

Mesmo protagonizado pelos globais Bruno Gagliasso e Leandra Leal, o sucesso do filme é o cão Guto – um cachorro que desmaia a cada emoção – e que no filme foi interpretado por cães da raça English Sheperd e Border Collie. Uma curiosidade: Como a raça English Sheperd não existe no Brasil, a produção do filme fez uma vasta pesquisa para encontrar filhotes parecidos com Dusty e Duffy (do seriado vampiresco True Blood, da HBO) – e encontraram um ‘casal’ da raça Border Collie que cruzaram e tiveram uma ninhada de cinco cãezinhos, muito parecidos com os English Sheperd.

4# Resgate Abaixo de Zero (2006)

 

Por diversas razões, são raros os casos de filmes protagonizados por um cão, imagine por 8 deles. É isso o que acontece na aventura Resgate Abaixo de Zero, quando os cães Huskys siberianos (Maya, Max, Shorty, Dewey, Shadow, Buck, Velho Jack e Truman) precisam enfrentar sozinhos o forte inverno da Antártica por 6 meses sem qualquer abrigo até serem resgatados. O filme é um prato cheio para quem gosta de cães.

5# Bud, O Cão Amigo (1997)

 

Bud – O Cão Amigo é o primeiro da bem sucedida série de filmes Air Bud, do Disney Channel. Na aventura o cão Bud, da raça Golden Retriever (uma das preferidas dos norte-americanos) é uma fera no basquete que faz amizade com um garoto solitário. Quando os dois começam a ter sucesso no time da escola e chamar a atenção da mídia, o dono do cachorro aparece para tomá-lo do garoto e explorar a sua fama. Curiosidade: O cão protagonista morreu após as filmagens e a continuação (Air Bud 2) foi estrelada por um filho do cão original.

6# Benji (1974)

 

Benji é o nome fictício de um cãozinho vira-lata que foi personagem de vários filmes entre 1974 até a década de 2000. É também o título do primeiro filme da série, onde o cachorro – que conquistou o coração dos habitantes da cidade que lhe davam comida e atenção sempre passam por ele  – acaba retribuindo esse carinho salvando a vida de duas crianças que foram sequestradas. O longa mexeu com o coração dos espectadores ganhando produções para a TV e cinema.

7# Digby, O Maior Cão do Mundo (1973)

 

Um Sheepdog que já era grande, passa a crescer em proporções assustadoras após ser atingido por um acidente com uma fórmula química capaz de aumentar o tamanho das coisas, tumultuando a família do cientista Jeff Eldon e ameaçando toda uma cidade. No Brasil, a raça Sheepdog ficou conhecida através do programa infantil TV Colosso, com a personagem Priscila.

8# A Dama e o Vagabundo (1955)

 

Clássica animação dos estúdios Disney, A Dama e o Vagabundo protagonizaram um das cenas mais emblemáticas do cinema mundial, quando dividem um prato de macarronada e ambos acabam mordendo o mesmo fio, culminando num beijo. Curiosidades: Nas versões anteriores do roteiro, o Vagabundo foi primeiro chamado de Homer, depois de Rags e também de Bozo. No roteiro de 1940 entraram as gatinhas siamesas. Inicialmente conhecidas como Si e Am, elas foram depois renomeadas de Nip e Tuck.

9# As Aventuras de Tintim (2011)

 

As Aventuras de Tintim é o primeiro longa-metragem dedicado ao famoso personagem dos quadrinhos, o repórter Tintim que, assim com nas HQs, conta com a ajuda do inseparável amigo Milu, um cachorrinho branco da raça fox-terrier que o acompanha em todas as suas aventuras. Milu surgiu pela primeira vez na vida de Tintim em 1929, no álbum Tintim no País dos Sovietes, e desde então continua ao lado do repórter em todas as suas aventuras, sem exceção.

10# Homens de Preto 2 (2002)

 

Nem Tommy Lee Jones, nem Will Smith e tão pouco Barry Sonnenfeld. Na sequência de “MIB – Homens de Preto”, quem se destaca é Frank, o cachorrinho falante, um nova-iorquino malandro sem papas na língua que arranca boas gargalhadas do espectador com seu jeito falastrão e seu hábito de cantar.