“Arraiá da Preta – Celebrando a Cultura Popular”

A Casa das Caldeiras se prepara para receber as Pílulas de Cultura Feira Preta. Com uma proposta colaborativa, a Pílula de Cultura Feira Preta realiza uma edição dedicada a Cultura Caipira e Afro-Brasileira. A miscelânea de diferentes vertentes artísticas proporciona o intercâmbio e a reflexão sobre a cultura popular.

O evento está programado para o dia 07 de Junho (domingo), na Casa das Caldeiras, que abre suas portas para uma tradicional festa junina com exibição de filmes, comidas típicas, aulas de forró, oficina de motivos juninos e brincadeiras juninas. Uma programação caprichada em homenagem aos dias de Santo Antônio, São João, São Pedro e as crendices populares.

Será proposta uma reflexão sobre a influência da cultura e crendices populares no nosso dia-a-dia. O público será convidado a interagir com a roda e performances improvisadas que serão embasadas pelo tema Cultura Popular Tradicional.

Programação:

Exibição dos Filmes Feiticeiros da Palavra e No Repique do Tambu (Acervo Cachuera);

Exibição do Filme Versificando (13 Produções);

Monitoria em torno da Casa das Caldeiras (Patrimônio Histórico);

Espaço recreativo infantil e Oficina de tecidos afro e motivos juninos com o artista plástico Jaergenton;

Aulas de forró com o professor Emerson Nascimento da Ação Comunitária Tiradentes;

Expositores da Feira Preta;

Intervenção Musical: A DJ Evelyn dá uma nova roupagem para os forrós tradicionais de Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, Domiguinhos entre outros nomes do forró pé-de-serra;

Intervenção Musical: O cantor Costa Senna e seu grupo Unirversos apresentam o show: Diversidade Humana com cantigas, rimas e versos. Um Espetáculo Lítero-Musical;

Brincadeiras: Momento dedicado a reviver as animadas brincadeiras juninas que remetem à infância como Correio Elegante, Quebra-panela, Corrida de Saco, Maçã na Tina de Água, Dança da Laranja e outras.

Comidas e bebidas gostosas.

Por Redação