divulgação

Créditos:

Mano Brown se apresenta na festa

Em 1912, um ponto de encontro de moradores da região central de São Paulo para descanso, pescaria e até caça na zona Sul da capital, às margens de córregos com águas límpidas, deu origem ao bairro de Capão Redondo. Para comemorar os 97 anos da fundação do bairro, completados oficialmente no dia 30 de abril, a subprefeitura organizou uma grande festa com as mais variadas atrações nesse domingo, 26, incluindo apresentação de grupos de dança e shows num palco montado na Rua Marmelaria da Índia, próxima ao Parque Santo Dias.

A partir das 10h30, bandas de reggae, rock, samba, forró e world music animarão a festa. Às 19h30, é a vez dos rappers Mano Brown e Rosana Bronx se apresentarem. O encerramento da festa, às 21 horas, ficará a cargo do grupo de pagode "ED+".

Além das atrações musicais, serão oferecidos vários serviços gratuitos nas áreas de saúde e beleza a partir das 9h, em tendas montadas na mesma rua. O público poderá, gratuitamente, cortar o cabelo, aferir a pressão arterial e receber orientações nas áreas de nutrição, enfermagem, fisioterapia, psicologia e ginecologia. Também haverá uma intensa programação de lazer, com pintura artística de rosto e uma cama elástica.

O evento conta com o apoio do Colégio Castelo, Sabesp, Guarda Civil Metropolitana, Polícia Militar, escolas estaduais e organizações sociais do bairro. Para este ano, a expectativa é de um público de mais de 4 mil pessoas. Em 2008, cerca de 1,5 mil pessoas prestigiaram a festa, que contou com shows de grupos regionais.

Sobre o Capão Redondo

No início do século 20, a região tinha ar seco e saudável. As estradas eram de terra, com colinas cobertas por uma floresta, o que tornava a região bonita e atrativa para a caça e pesca. Como meio de transporte, apenas carroças, em meio a fazendas com criações de gado, aves, cabritos e mulas. De acordo a tradição contada por antigos moradores da região, o nome Capão Redondo foi dado por existir na região uma moita (capão) bem redonda, com cerca de 50 quilômetros de circunferência. A origem do nome vem do tupi Caápuã, trecho pequeno de mata arbórea em meio a um campo, mato redondo, ilha de mato, pequeno bosque ou morador do mato.

Aniversário do Capão Redondo