Dia 24 de setembro acontece no Teatro da Vila o seminário "A Cidade Reinventa a Escola". Com entrada Catraca Livre, o encontro comemora os avanços da Associação Cidade Escola Aprendiz, que completou 13 anos em 2010.

Durante o evento, acontecem dois debates, o primeiro, intitulado "O impacto da articulação escola-comunidade na aprendizagem", contará com gestores públicos, trazendo experiências de bairro-escola como referência para políticas municipais de educação, bem como integrantes de escolas públicas que trabalham com propostas pedagógicas próprias.

O objetivo da mesa é discutir como a proximidade entre a escola e a comunidade impacta diretamente na qualidade da formação do estudante, garantindo melhores condições para o aluno aprender.

“A juventude na reinvenção da relação escola-comunidade” é o tema da segunda mesa. O debate pretende abordar o jovem como agente social e a experiencia de intervenção social como elemento fundamental para sua formação como sujeito.. O assunto ressalta a importância do desenvolvimento de cidadãos ativos na construção de comunidades mais autonomas, solidarias e educativas.

Três projetos que utilizam a comunicação como elemento central no trabalho com os jovens serão apresentados nesta segunda mesa: Jovem de Futuro, Palco Digital e Programa Aprendiz Comgás.

No encontro, também ocorrerá a premiação dos Educadores Inventores de 2010. O neurocientista Miguel Nicolelis e o jornalista Marcelo Tas serão reconhecidos por desenvolverem iniciativas inovadoras na área da educação.

Uma apresentação do Movimento Elefantes, coletivo de bandas paulistanas que tem o intuito de difundir a música instrumental brasileira, encerra o evento. Parceira da comunidade, a banda promove a fusão entre canção e música instrumental, jazz, baião, samba e maracatu com o Projeto Coisa Fina.

A Cidade Reinventa a Escola

24 Set
Catraca Livre
add Google Agenda