Créditos: Bob Fonseca

A mobilização busca conscientizar os jovens sobre as bebidas alcóolicas

Na próxima sexta-feira, dia 15, a comunidade de Heliópolis, na zona sul de São Paulo, vai receber a oitava edição do "Dia de Responsa", que contará com várias atividades culturais e de conscientização sobre a ingestão de bebidas alcoólicas entre jovens.

Na ação, idealizada pela Ambev em parceria com a ONG UNAS, os mais de 9.250 colaboradores da cervejaria no estado visitarão bares, restaurantes e supermercados para promover o consumo inteligente de álcool.

O ponto de encontro das atividades é na rua Coronel Silva Castro 58 – Heliópolis.

Abaixo, confira a programação:

  • Programa na Rádio Comunitária de Heliópolis

Programação totalmente voltada ao "Dia de Responsa" com informativos de orientação sobre o consumo inteligente de bebidas alcoólicas, gravação de vinhetas produzidas pelos jovens e entrevistas com profissionais da área de saúde e especialistas em prevenção ao consumo indevido de álcool.

A programação será encerrada com uma Batalha de MC's com o tema "consumo responsável", onde os ouvintes irão propor os temas e os artistas desenvolveram suas rimas em cima dos temas sugeridos pelos ouvintes via telefone e redes sociais.

  • Sarau com artistas, poetas e músicos da comunidade

Os participantes receberão informações sobre o tema "consumo inteligente" com o objetivo de promover a conscientização através da musica, poesia e intervenções artísticas.

  • Colagem de lambe-lambe

Os lambe-lambes produzidos na última segunda-feira, dia 11, serão colados por jovens da região.

Pesquisa

Uma pesquisa divulgada pela consultoria MGov, que consolidou os resultados do projeto Na Responsa!, mostrou que os jovens de Heliópolis, em São Paulo, estão bebendo menos.

O programa tem por objetivo combater o consumo indevido de álcool por menores de idade e formar uma juventude mais saudável e consciente com relação a essa questão.

Os números mostram que houve redução de episódios e quantidade de álcool ingerido por jovens de 13 a 17 anos que participaram do projeto. Eles passaram a beber oito vezes menos e diminuíram em seis vezes o consumo excessivo de bebidas em um mês.

O estudo aconteceu por meio de um cadastramento via celular e atraiu 1.700 adolescentes. Destes, cerca de mil responderam aos dois blocos de perguntas, o primeira realizado no início e o segundo no final do segundo semestre de 2016.

Em Heliópolis o programa é feito em parceria com a União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região (UNAS), e trabalhado de forma articulada com escolas, centros de saúde e familiares.

São oferecidas oficinas de saúde, leitura e escrita, comunicação, produção de eventos, direitos humanos e rádio locução, para que esses jovens criem campanhas e ações visando a prevenção do uso precoce e abusivo do álcool e práticas de uma vida saudável. Também são promovidas festas e baladas sem bebidas alcoólicas, mostrando que é possível celebrar de maneira inteligente.

Os resultados demonstram que as pessoas que participam efetivamente do programa passam a beber menos e em menor quantidade. Para evitar distorções, a mesma pesquisa foi aplicada a jovens de Paraisópolis, que desconhecem a iniciativa, e os resultados não mostraram mudança de comportamento.

  • Leia mais:

Estudantes criam canudo que detecta droga em bebida