Acidentes com mortes caem 52% nas marginais em São Paulo

O número de vítimas fatais em decorrência de acidentes de trânsito ocorridos nas marginais Tietê e Pinheiros na cidade de São Paulo caiu 52% no primeiro ano da adoção da redução de velocidade nas vias. Dados obtidos pelo jornal Folha de S. Paulo junto à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), mostram que, de julho de 2015 a junho de 2016, o número total de mortes registrado foi 31. No mesmo período, um ano antes, as ocorrências chegaram a 64.

Dados sobre a queda de morte nas marginais são do CET

O fator que mais influenciou a queda, segundo a publicação, foi o número de atropelamentos registrados nas duas marginais. De julho de 2014 e junho de 2015, 24 pessoas se acidentaram nessas condições. Já no período que engloba os 12 meses seguintes, somente um caso de atropelamento com vítima fatal foi registrado.

Os novos limites de velocidades das Marginais Tietê e Pinheiros,na capital paulista, começaram a valer em 20 de julho de 2015. Nas pistas expressas, a velocidade média caiu de 90 para 70 km/h. Nas pistas centrais, de 70 para 60 km/h. E nas pistas locais, 60 para 50 km/h. No caso de ónibus e caminhões, a velocidade máxima permitida nas expressas é de 60 km/h.

O assunto foi alvo de polêmica, com ações de órgãos, como a OAB, contra a Prefeitura de São Paulo e a gestão Fernando Haddad (PT). A diminuição de velocidade das vias também foi um dos temas mais colocados em pauta pelo prefeito eleito João Doria (PSDB), que prometia reimplantar os antigos limites se vencesse as eleições. Esta semana, no entanto, o tucano acenou com a possibilidade de rever a decisão.