Tumblr propõe troca de nomes das ruas que homenageiam ditadores por mortos e desaparecidos durante a repressão
Ajude a dar o ‘Golpe das Ruas’ contra a Ditadura Militar
No dia em que se relembra o Golpe de Estado que deu início à Ditadura Militar no Brasil, vários protestos – e até algumas comemorações – surgiram pelo país. Dentre eles, chamou a atenção o “Golpe das Ruas“, um dos mais simples e mais interativos da data.
O protesto em forma de tumblr oferece uma série de imagens em alta resolução de placas de ruas paulistanas com nomes de militantes mortos e desaparecidos durante a repressão do regime militar. A proposta do projeto é que as imagens sejam impressas e colocadas no lugar de logradouros que homenageiem capitães, comandantes e apoiadores do governo militar.
- Saiba como resgatar a skin grátis de Snoop Dogg para o Natal do Fortnite
- Entenda relação entre o alho e a prevenção do câncer de intestino
- 4 motivos para colocar Arraial do Cabo na sua lista de viagem de verão
- Cristo Redentor ganha trilha com mirante 360º do Rio
Assim, a ideia é que qualquer pessoa possa imprimir e colar por aí as placas com nomes como Rubens Paiva, deputado federal cassado pelo regime e supostamente desaparecido após ser preso em casa por agentes da Aeronáutica; Vladimir Herzog, jornalista encontrado morto em sua cela na prisão, depois de supostamente ter cometido suicídio; Stuart Angel, preso, torturado e morto, supostamente dado como desaparecido; Ana Rosa Kucinski, professora do Instituto de Química da USP sequestrada e mantida em uma prisão clandestina, supostamente desaparecida.
Os criadores da página também aceitam sugestões de nomes de pessoas que não são necessariamente vítimas da Ditadura, mas de instituições herdeiras da repressão. Há, por exemplo, o nome de Amarildo Dias de Souza, ajudante de pedreiro que, em junho de 2013, foi detido por policiais militares, levado para uma Unidade de Polícia Pacificadora e supostamente desaparecido.
Via Youpix.