Aluna é punida após denunciar estupro em universidade nos EUA

Uma jovem estudante dos Estados Unidos foi punida pela direção de sua universidade após ter sido estuprada por um colega.

Ao ingressar na Brigham Young University, em Utah, no oeste do país, a estudante Brooke, de 20 anos, assinou o Código de Honra da faculdade, que proíbe o uso de drogas e bebidas e de sexo consensual. O código, que orienta os estudantes, os professores e os funcionários para “virtudes morais incluídas no evangelho de Jesus Cristo”, ainda exige trajes discretos nas dependências da universidade.

Após relatar à universidade que um colega a havia estuprado no apartamento dele, Brooke se viu desamparada: a universidade usou o Código de Honra para puni-la. Ela contou que havia tomado LSD naquela noite, e também que tivera um encontro sexual anterior com o mesmo aluno que a coagiu.

Alunos protestam contra maneira como a instituição reagiu às denúncias de estupro feita por estudante
Alunos protestam contra maneira como a instituição reagiu às denúncias de estupro feita por estudante

Meses depois de denunciar o ataque, Brooke recebeu uma carta do reitor. “Você está sendo suspensa da Universidade Brigham Young por ter violado o Código de Honra, incluindo o uso continuado de drogas ilegais e sexo consensual, com efeito imediato”, dizia a carta.

A decisão da universidade causou revolta entre as alunas, que se manifestaram e repudiaram a carta da reitoria. “Eles me trataram de uma maneira anticristã, como se eu fosse uma pecadora”, disse Brooke. “Não havia perdão ou compaixão.”

Leia a reportagem na íntegra no site UOL.