Alunos da Cásper Líbero são acusados de fazer apologia ao estupro

Entidades acusam alunos de fazer apologia ao estupro em foto de grupo esportivo

Foto de time de futebol da Cásper Líbero

A Faculdade Cásper Líbero coleciona algumas polêmicas relacionadas aos seus alunos, como quando expulsou um estudante trans ou um aluno foi amarrado a um poste durante um trote (na mesma ocasião, uma estudante foi obrigada a simular sexo oral). Desta vez, a polêmica envolve apologia ao estupro.

Um grupo de alunos da equipe de futebol da instituição apareceram fazendo gestos obscenos em uma fotografia compartilhada nas redes sociais.

Entidades da instituição que atuam nas causas LGBT e feminista repercutiram o caso.

“A foto foi tirada pela Homem Pássaro – Atlética Cásper e deve ser usada como foto oficial do time para o JUCA – Jogos Universitários de Comunicação e Artes 2017”, diz a Frente LGBT+ Casperiana, e mostra alguns dos estudantes fazendo “referência clara à cultura do estupro e à fetichização de mulheres”.

A frente cita o caso dos estudantes de Medicina da Universidade Vila Velha, que fizeram o mesmo gesto. “No início deste ano, eles posaram para uma foto com as calças abaixadas e fazendo o mesmo gesto com as mãos, simbolizando que eles teriam acesso livre aos corpos das pacientes”.

A Frente Feminista Casperiana Lisandra lembra que a universidade é, muitas vezes, um espaço para propagação de ataques e preconceitos contra diversos grupos.

“O ambiente universitário é machista. Dentro das faculdades, mulheres são sistematicamente objetificadas e vítimas de assédios das mais variadas categorias”, se pronunciou a Frente Feminista Casperiana Lisandra.

A atlética da instituição também se posicionou. “Os gestos presentes nas fotos das equipes, juntamente com a atitude e o comportamento por trás deles, são inaceitáveis”, disse em post publicado no Facebook.

Já a Faculdade Cásper Líbero divulgou, via assessoria de imprensa, um comunicado no qual afirma que “reforçamos o nosso compromisso social abordando as temáticas em questão” de forma que “não compactuem com qualquer tipo de manifestação preconceituosa e discriminatória dentro e fora da instituição”.

[tab:Leia o comunicado completo aqui.]

A Faculdade Cásper Líbero informa que, como instituição de ensino de comunicação, reforçamos o nosso compromisso social abordando as temáticas em questão (gênero, empoderamento, representatividade, identidade, dentre outros) em aulas, eventos e cursos de extensão como estratégia para ampliar o debate de modo que não compactuem com qualquer tipo de manifestação preconceituosa e discriminatória dentro e fora da instituição. Ressaltamos que a fotografia em questão não é um registro institucional, pois foi produzida, de maneira independente, no âmbito discente para fins recreativos.

[tab:END]

  • Leia mais: