As cidades mais compartilhadas do mundo

Você já ouviu falar em economia de compartilhamento? Este modelo, que ganha a cada dia mais espaço, inverte a lógica do consumo para o da utilização. Ou seja, toda vez que precisar de um bem ou serviço, antes de comprá-lo, você verifica as possibilidades de alugar, pegar emprestado ou compartilhar, dividindo custos e evitando o consumo desnecessário, apenas para utilização pontual.

No Brasil, estão crescendo as iniciativas dentro do modelo de economia de compartilhamento, principalmente nas grandes cidades. Mas quais são os lugares do mundo que mais se destacam pelas práticas compartilhadas? Conheça na lista preparada pelo Pegcar!

1. San Francisco – Estados Unidos

 

A cidade norte-americana está próxima ao Vale do Silício, onde nasceram muitas das ferramentas que facilitam o compartilhamento, como Airbnb e Uber. Antes de se espalharem pelo mundo, estes modelos de negócio se consolidaram em San Francisco, o que torna a cidade bastante madura na adesão e utilização dos serviços compartilhados.

2. Portland – Estados Unidos

 

Mesmo não sendo tão lembrada quanto San Francisco e Nova York como um polo de economia compartilhada nos Estados Unidos, Portland contribuiu muito para o desenvolvimento do modelo no país. Por este motivo, o Airbnb escolheu a cidade como primeira sede de seu projeto “Shared Cities”, no qual irá incentivar o surgimento de novas iniciativas de compartilhamento junto à comunidade.

3. Amsterdam – Holanda

 

O governo holandês autodenominou Amsterdam como primeira cidade compartilhada da Europa, criando várias políticas para seu desenvolvimento. A população local também é fortemente interessada no modelo: 84% dos moradores de Amsterdam têm interesse em adquirir produtos ou serviços dentro do conceito da economia de compartilhamento.

Quer saber quais outras cidades estão na lista de mais compartilhadas do mundo? Continue lendo no blog do Pegcar!