As ruas falam: Tumblr divulga intervenções urbanas que você não viu

#UnreadMessage destaca intervenções artísticas que passam despercebidas na correria da cidade

As ruas falam. E quem não ouve (ou vê) é você. Por isso, um grupo de publicitários paulistanos, formado pelos redatores Rafael Marques, Henrique Pecego, além do diretor de arte Steve Blask, resolveu dar vida ao projeto #Unreadmessage (em português, “mensagem não lida”). E a ideia, mais que simples, é direta: chamar atenção para mensagens de impacto social, que usam o espaço urbano para provocar, refletir ou propor um mundo melhor por aí.

Tudo começou ainda no agência de publicidade em que trabalham na capital paulista, como conta Rafael. “Estamos o dia inteiro usando a criatividade em nosso trabalho e unimos isso para buscar algo maior. Foi tudo pensado e criado bem rápido, pra gente sair na rua com os adesivos e colocar em prática o projeto”.

O incentivo para a campanha foi inspirado no comodismo coletivo que toma conta da sociedade em geral, explica o publicitário. “As pessoas estão acostumadas com os problemas, e perderam o poder de questionamento. A nossa ideia é estimular o debate, fazer que se questionem sobre os problemas e, quem sabe, tomar iniciativa”.

Entre os temas destacados pela campanha, vale tudo o que, de alguma forma, expresse reflexão: campanhas contra a dengue, críticas à educação pública, ao lixo jogado na rua, Eduardo Cunha, lições de trânsito e dicas contra o machismo. “Dar visibilidade a temas que colaborem com a sociedade, usando um ícone comum pra todos os nossos problemas e mostrar  que a rua também é lugar de conhecimento”.