Os frequentadores das praias paranaenses se surpreenderam nas últimas semanas do ano. Isso porque, no meio de uma caminhada, era possível encontrar uma “bibliopraia”, isto é, uma pequena biblioteca móvel instalada em plena faixa de areia.

O Governo do Paraná, responsável pelo projeto, pretende espalhar cinco unidades dessas bibliotecas pelas praias mais movimentadas do estado. De acordo com dados do governo, cada uma acumula cerca de 2000 empréstimos realizados até o momento.

Para pegar um livro em alguma das bibliopraias, basta deixar o nome completo e o número de telefone. Cada pessoa pode emprestar um título por vez, ficando com ele por três dias, com opção de renovação.

divulgação

Créditos: divulgação

O catálogo conta com clássicos da literatura nacional e internacional, mas a maior procura é por títulos infantojuvenis

Cada biblioteca conta com 1.200 títulos e o acervo é composto por livros de literatura nacional e internacional, além de títulos infantojuvenis. Estes, aliás, representam a maioria da procura. Os preferidos dos jovens são Festa de Aniversário, da escritora Meredith Badger, Diário de um Banana, de Jeff Kinney, e Em cima e Embaixo, de Janet Stevens.

As bibliotecas ficarão em funcionamento até o dia 17 de fevereiro. Até lá, quem quiser aproveitar a praia e ler alguns livros nas férias pode fazer as duas coisas ao mesmo tempo.

Locais das Bibliopraias:

- Caiobá – Praia Brava: Avenida Atlântica, 1800 (em frente às sorveterias D’Vicz e Vêneto).

- Guaratuba – Avenida Atlântica, 1700 (em frente à Praça da Bíblia).

- Pontal do Paraná/Ipanema: Avenida Atlântica, 7351 (em frente aos restaurantes Atlântico Sul e Kikito).

- Caiobá – Praia Mansa: Avenida Agilio Leão de Macedo, 352.

- Paranaguá – Ilha dos Valadares (Praça Cyro Abalem).