Boatos.org: Jamie Oliver e o hambúrguer de amoníaco do McDonald’s

Por Boatos.org

Na luta contra a desinformação nas mídias sociais, vamos divulgar frequentemente no Catraca Livre checagens feitas pelo nosso parceiro Boatos.org.

Pão, hambúrguer, queijo, refrigerante e batata frita. A mistura dos lanches da rede de fast-food McDonald’s até pode ser deliciosa, mas não precisa ser um gênio para saber que a “receita” não deve (ou deveria) estar nos hábitos alimentícios diários. Mas a situação pode piorar. Pelo menos de acordo com um texto que circula online.

Um print de uma notícia aponta que o chefe britânico Jamie Oliver conseguiu provar na Justiça que o McDonald’s usa apenas gordura animal e amoníaco para preparar os hambúrgueres. Vimos diversas versões da história, mas a de 2018 aponta também que os produtos do McDonald’s não podem ser classificados como comida.

Reprodução de parte da notícia falsa que circula na internet
Reprodução de parte da notícia falsa que circula na internet

Aos fatos 

Junto com mais uma meia dúzia de empresas (como, por exemplo, a Coca Cola), a rede de fast-food McDonald’s é um dos símbolos de empresas que cresceram e se expandiram mundo afora no século passado.

Deve ser por isso que a história está sendo compartilhada incessantemente. Se você compartilhou, temos uma triste notícia. Ela está cheia de erros.

De fato, o chef Jamie Oliver realizou durante um bom tempo “uma cruzada” contra a produção de hambúrgueres e produtos processados. Também é fato que o McDonald’s mudou o preparo dos hambúrgueres (apenas nos EUA, mas vamos ver mais para frente). De resto, toda história é, no mínimo, forçada. Confira a reportagem na íntegra